Vagas em cursos gratuitos do SENAC: mais de 100 cursos com inscrições disponíveis

Veja como participar!

Moradores de um estado podem se inscrever para concorrer a vagas em mais de 100 cursos gratuitos do Senac. O programa, que foi lançado nesta quarta-feira (19/10), tem o objetivo de preparar jovens trabalhadores para o setor de varejo através de um conteúdo completo da área.

Quer saber mais sobre a oportunidade e como participar dos cursos? Então continue nos acompanhando abaixo para não perder nenhuma informação importante!

O Senac está oferecendo 15 mil vagas para cerca de 140 cursos gratuitos. Veja como se inscrever e não perca essa chance!
O Senac está oferecendo 15 mil vagas para cerca de 140 cursos gratuitos. Veja como se inscrever e não perca essa chance! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Programa Prepara Varejo do Senac

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), no Mato Grosso, passou a oferecer 15 mil vagas em 140 cursos totalmente gratuitos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O projeto foi apelidado de Programa Prepara Varejo e tem o objetivo de preparar comerciantes e outros trabalhadores do setor para atuarem em datas comemorativas, como o Natal e a Black Friday, que está próxima.

O programa está acontecendo de maneira virtual e seguirá até a quinta-feira (20/10), com nomes referência do segmento de varejo palestrando, como Rodrigo Barros, Ciro Bottini, Tande e João Laurentino.

De acordo com o superintendente da federação, Igor Cunha, as datas de fim de ano são consideradas as mais produtivas para o comércio. Portanto, o treinamento oferecido pela iniciativa para diversos municípios do estado visa fomentar toda a cadeia produtiva, responsável pela maior arrecadação de valores estaduais, além de ser uma grande geradora de empregos.

Ao todo, o projeto Prepara Varejo vai ofertar mais de 1,5 milhões de horas de capacitação divididas em 140 cursos profissionalizantes. No total, são mais de 15 mil vagas distribuídas nos 124 municípios do Mato Grosso. Fora isso, a programação ainda contará com um circuito de palestras nas cidades polo do Senac: Rondonópolis, Cuiabá, Tangará da Serra, Sinop e Barra das Graças.

Veja também: Programa de formação abre vagas grátis em cursos de TECNOLOGIA: faça sua inscrição

Como se inscrever?

Os eventos em questão promoverão soluções e cursos voltados ao varejo. Para garantir uma vaga, os interessados devem atender aos critérios do Programa Senac de Gratuidade (PSG), que requer que o indivíduo tenha uma renda familiar de até dois salários mínimos por pessoa. Lembrando que é necessário entregar uma ficha de autodeclaração de renda para validar essa informação.

Em caso de dúvidas, o próprio site do Senac oferece uma calculadora para que os interessados descubram se possuem os requisitos monetários para integrar o programa (https://www.ead.senac.br/gratuito/). Por lá, os alunos ainda podem ter acesso a todos os outros critérios de participação, quais documentos entregar no ato da inscrição e como funciona a participação nos cursos.

Para assistir às palestras, basta se inscrever no site da Fecomécio (https://fecomerciomt.org.br/), onde os interessados podem acompanhar o evento. Em relação aos cursos, as inscrições ainda não foram abertas e não há maiores informações sobre uma data para a liberação dos cadastros, mas devem ser disponibilizados em breve, devido à chegada da Black Friday no mês que vem.

Veja também: IF abre inscrições em cursos técnicos 100% gratuitos e ONLINE; saiba mais