URGENTE: confira o local, horário e datas do Enem 2022!

A maior prova do Brasil acontece em duas etapas, durante dois domingos seguidos. Candidatos devem conferir o local de prova no site do Inep

O dia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)está se aproximando. A maior prova do Brasil é uma oportunidade para jovens ingressarem no ensino superior. Através do processo seletivo, é possível entrar em uma universidade federal. Além do mais, estudantes de escolas públicas podem ganhar bolsas de estudos em instituições privadas pelo ProUni. A regra também é válida para bolsistas em colégios particulares. 

Dessa forma, o ENEM tem sido um motivo de preocupação para muitas pessoas. Alguns não sabem como consultar o local de prova. Em outras situações, também existe uma confusão sobre o horário dos exames. Continue lendo esta matéria para saber as respostas dessas dúvidas. 

CONFIRA-TODAS-AS-INFORMAÇÕES-SOBRE-A-PROVA
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) acontece em duas etapas, durante dois domingos seguidos – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Local e horário das provas

Como saber o local de prova

Diante disso, para consultar o local de prova, o participante deve seguir o seguinte passo-a-passo. Em primeiro lugar, deve acessar a página do participante, através deste link: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/. Assim, preenchendo as informações, conforme o indicado pela plataforma, é possível ter acesso ao cartão de confirmação. Através do documento, o estudante consegue saber seu local de prova e outras informações importantes. 

É importante deixar claro que os inscritos no ENEM Digital e no ENEM impresso devem realizar o procedimento. Embora não seja obrigatório levar o cartão de confirmação no dia da prova, o Inep recomenda que o documento esteja com o aluno. Dessa forma, ele pode consultar informações importantes em casos de emergência. 

Quando as provas acontecem 

Durante muito tempo, o ENEM acontecia no mesmo final de semana (sábado e domingo). Mas, uma mudança estabeleceu que a prova ocorra em dois domingos seguidos. Dessa forma, desde 2017, as duas etapas da maior prova do Brasil acontecem em semanas diferentes, 

Em 2022, o ENEM será no dia 13 e 20 de novembro. No primeiro dia, a prova irá abordar questões de humanidades e linguagens. Além do mais, acontecerá a redação. Portanto, os candidatos terão 30 minutos a mais do que no segundo dia. O horário da prova no dia 13 será: das 13h30 às 19h00. 

Enquanto isso, no dia 20, a prova trará questões de matemática e ciências da natureza (biologia, química e física). O horário será das 13h30 às 18h30. 

É importante deixar claro que a prova começa 13h30, mas os portões do ENEM se fecham às 13h00. Ou seja, o candidato precisa estar no local de prova no horário certo, pois uma vez que as portas se fecham, não é mais permitido entrar. 

Veja também: IMPRESSIONANTE: mesmo com o nome sujo, brasileiros podem sacar até R$ 3 mil na CAIXA

O que levar para o ENEM

Outra dúvida comum é sobre o que levar para o ENEM. Antes de mais nada, é importante dizer que o Inep permite, apenas, o uso de caneta de tinta preta para utilizar no dia da prova. O objeto precisa ser fabricado em material transparente, de acordo com o edital. Além do mais, é necessário levar um documento com foto, como RG ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Por fim, é recomendado que o candidato leve o cartão de confirmação. 

Veja também: Mudança no PREÇO dos COMBUSTÍVEIS em 2023; gasolina vai diminuir ou aumentar?