URGENTE: Auxílio-gás de R$ 106,00 foi liberado HOJE (30/10)

Os brasileiros que recebem o Auxílio-gás podem sacar o benefício de acordo com o NIS (Número de Inscrição Social). Veja o calendário.

O Auxílio-gás é um benefício criado pelo Governo Federal com o objetivo de atender as demandas da população em situação de vulnerabilidade social. Como o próprio nome já diz, ele é usado para que o grupo consiga comprar um gás de cozinha. O pagamento foi criado durante a gestão de Bolsonaro. No entanto, o presidente Lula o manteve. Ele é pago junto com o Bolsa Família, mas possui algumas regras diferentes. 

Atualmente, cerca de 5,9 milhões de beneficiários do Bolsa Família e do BPC (Benefício de Prestação Continuada) recebem o Auxílio-gás. Uma de suas particularidades é que o valor varia sempre. Não é igual ao Bolsa Família, por exemplo, que possui um valor fixo. Vale destacar que os últimos repasses de outubro serão feitos em breve. Continue lendo esta matéria para saber quem pode e quando resgatar o benefício. 

vale_gas
Saiba quando o Governo vai pagar o Auxílio-gás – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Governo Federal não vai pagar Auxílio-gás em outubro; entenda o motivo

Antes de mais nada, é importante deixar claro que o Auxílio-gás é pago a cada dois meses. Ou seja, é um benefício bimestral. Quem faz o cálculo do valor é a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). O órgão leva em consideração a média do preço de botijão de gás de cozinha de 13 kg nacional dos últimos seis meses. Em outubro, o valor foi de R$ 106.

Para receber, é necessário estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). Os assistentes sociais colocam os brasileiros no benefício, conforme disponibilidade. Atualmente, muitas pessoas podem receber o pagamento. No entanto, não existem recursos para adicionar mais brasileiros ao Auxílio-gás neste ano. 

Veja também: Este grupo de BENEFICIÁRIOS do Bolsa Família acaba de ser convocado para comparecer em uma agência CAIXA

Confira a data de pagamento

Assim como o Bolsa Família, o Auxílio-gás é pago seguindo o NIS (Número de Inscrição Social) de cada beneficiário. No primeiro lote, recebem os brasileiros com NIS terminado em 1 e assim vai, até que se chegue ao Número de Inscrição Social cujo último algarismo é 0. 

Vale destacar que o pagamento é feito nos dez últimos dias úteis do mês. Veja o calendário do Vale-gás de outubro de 2023. 

  • Os titulares com o NIS final 1  receberam no dia 18 de outubro;  
  • Os titulares com o NIS final 2  receberam no dia 19 de outubro;  
  • Os titulares com o NIS final 3  receberam no dia 20 de outubro;  
  • Os titulares com o NIS final 4  receberam no dia 23 de outubro;  
  • Os titulares com o NIS final 5  receberam no dia 24 de outubro;  
  • Os titulares com o NIS final 6  receberam no dia 25 de outubro;  
  • Os titulares com o NIS final 7  receberam no dia 26 de outubro;  
  • Os titulares com o NIS final 8  receberam no dia 27 de outubro;  
  • Os titulares com o NIS final 9  vão receber no dia 30 de outubro;  
  • Os titulares com o NIS final 0  vão receber no dia 31 de outubro.

Portanto, o Governo vai pagar o Auxílio-gás para o NIS de final 9 e 0. 

Veja também: Bolsa Família de NOVEMBRO: confira o calendário, pagamentos e muito mais