Universidades Federais vão ter mensalidade? Saiba de todos os detalhes sobre o assunto!

Universidades Federais vão ter mensalidade? Veja o que está sendo programado para os próximos anos!

Muitas novidades estão surgindo no Ministério da Educação (MEC) e muitas pessoas ficam com dúvidas sobre as mudanças. Confira a seguir mais detalhes sobre os planos do atual Ministro nessa área! Saiba mais!

Universidades Federais vão ter mensalidade? – Com a transição entre dois mandatos do Governo Federal diferentes é normal que aconteçam algumas mudanças em diversas áreas. Entre elas, a educação está sendo muito discutida. 

Recentemente muitos brasileiros estão com dúvidas sobre quais são os planos do Ministério da Educação (MEC) em relação às universidades públicas federais. Alguns boatos surgiram e o atual ministro tirou algumas dúvidas. 

Confira a seguir o que é mentira e o que é verdade até o momento. Saiba quais são as falas oficiais e fique atento para não cair nas famosas “fake news” (notícias falsas). Mantenha-se informado e saiba tudo a seguir!

Universidades Federais vão ter mensalidade?
Foto: Divulgação

Mensalidades em Universidades Públicas

Você ouviu falar que serão cobradas mensalidades em Universidades Públicas? Muitas pessoas estão discutindo sobre isso na internet e estão preocupadas, procurando entender se essa notícia é verdadeira ou não. 

Sabendo disso, o próprio Ministro da Educação, Abraham Weintraub, deu declarações oficiais nesta segunda-feira (15 de julho) afirmando que a União NÃO vai cobrar mensalidades nos cursos de graduação em universidades públicas. A fala foi feita na entrega de ônibus escolares no município de Florianópolis. 

Ainda de acordo com o ministro, será apresentado ainda nesta semana um novo modelo de financiamento para instituições de ensino superior federais. Abraham afirmou que a adesão para esse tipo de financiamento será voluntária e que a intenção é aumentar a eficiências das instituições. 

Verbas das Universidades Públicas

Muitos especialistas estão discutindo sobre os orçamentos e verbas das Universidades Públicas. Pouco mais de dois meses depois de anunciar um contingenciamento no orçamento das universidades, o ministro disse que todas as unidades continuam funcionando. 

Ainda assim há muitas reclamações por parte de reitores e professores – com dificuldades que vão desde a alimentação dos alunos até viagens de técnicos e cancelamento de bolsas de estudos. Segundo o ministro, se passaram 70 dias e nenhuma universidade federal foi fechada. 

O “novo modelo de gestão” das universidades deve ser lançado pelo Ministério da Educação (MEC) ainda nesta semana. Até lá é importante ressaltar que NÃO deverão ser cobradas mensalidades em instituições de ensino federais de todo o país!

 

Leia Também