Universidade Federal Digital: MEC aprova Ensino a Distância – Inscrições pelo ProUni estão abertas!

Atualizado Hoje!

Entenda qual é a proposta do Governo Federal para aumentar o número de turmas de graduação na modalidade EaD! 

A pandemia obrigou as universidades e o Ministério da Educação a fazerem muitas adaptações. E é justamente pensando em novos formatos que o MEC quer trazer à tona a Universidade Federal Digital por meio do Reuni Digital

A ideia é aumentar consideravelmente o número de vagas nesse tipo de modalidade de ensino à distância no Brasil. Saiba como isso pode funcionar e não esqueça das inscrições para as bolsas do ProUni! 

Universidade Federal Digital
Universidade Federal Digital

Reuni Digital o que é

Muitas pessoas estão tentando entender exatamente o que é o Reuni Digital. Esse projeto está dando o que falar já que algumas universidade já estão se posicionando contra a medida. 

O Reuni Digital MEC é um plano do Ministério da Educação que pretende ampliar o número de vagas em universidades federais. O problema é que a ideia é apostar principalmente no ensino a distância (EaD). 

A minuta com detalhes do projeto Reuni Digital já foi enviada pelo Ministério da Educação em maio. Os principais objetivos, de acordo com o jornal Gazeta do Povo, são:

  • Até 2024 atingir uma taxa bruta de 50% e taxa líquida de 33% de matrícula no ensino superior; 
  • Taxa líquida são estudantes de 18 a 24 anos que estão na universidade e já conseguiram diploma; 
  • Taxa bruta é a divisão entre brasileiros que frequentam ou terminaram a universidade – sobre o total de brasileiros de 18 e 24 anos. 

Universidade Federal Digital MEC

O documento do Reuni Digital fala sobre a necessidade de que o EaD “faça parte do cotidiano dessas instituições [de Ensino Superior], atendendo demandas locais e regionais”. 

O projeto está pensando, portanto, na criação de um grupo de especialistas que vão discutir o formato do Reuni Digital. As universidades indicariam profissionais para isso e seriam feitas consultorias em cada região do país. Na fase final desse processo iria surgir a Universidade Federal Digital. 

E o que é a Universidade Federal Digital? Essa seria uma instituição para ensino superior completa, mas apenas com oferta de cursos remotos, na modalidade Ensino à Distância. 

Algumas universidades, como a Federal da Bahia, já lançaram nota contra o Reuni Digital.

Esse projeto poderia indicar, de acordo com a UFBA, uma ameaça à “autonomia didático-pedagógica” já que não associa o EaD aos projetos de extensão e ensino das universidades. 

Inscrições ProUni 2021

Também é importante lembrar, por fim, que estão abertas as inscrições ProUni 2021. Quem quer conseguir bolsas de estudo pode contar com o Programa Universidade para Todos neste segundo semestre. 

Os interessados já podem ver a nota do ProUni e fazer a inscrição até o dia 16 de julho para concorrer a uma das bolsas. 

Aproveite enquanto estão abertas as inscrições para o ProUni 2021/2 e concorra a uma das mais de 134 mil vagas disponíveis!

 

Leia Também