- Publicidade -

Unidades do Senac estão oferecendo 1.100 vagas em cursos técnicos; oportunidade para quem quer iniciar no mercado de trabalho

O mercado de trabalho tem ficado cada vez mais exigente. Por isso, os profissionais devem ser capacitados para a função que for exercer.

0

Não é de hoje que os cursos técnicos são a melhor opção para preparar os jovens para o mercado de trabalho. Isso porque há mais aulas práticas que teóricas e o tempo de formação é menor. Para o jovem que precisa de uma oportunidade no mercado de trabalho vale a pena ter uma qualificação técnica, além do curso superior.

- Publicidade -

Durante alguns anos, os cursos técnicos ficaram esquecidos pelos brasileiros. As pessoas achavam que fazer faculdade era o suficiente para ingressar no mercado de trabalho. Ao perceberem que a formação profissional poderia agregar mais valor ao seu currículo, facilitando a contratação, muitos jovens passaram a optar por cursos profissionais.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio do Censo Escolar 2020, houve um aumento de 17% nas matrículas no nível técnico nos últimos 7 anos. Porém, a modalidade de ensino alcança apenas 8% dos estudantes. O número está bem abaixo do que os registrados pelos países que pertencem à União Europeia (46%) e daqueles que compõem a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que têm mais de 40% dos estudantes no ensino técnico.

Cursos técnicos ajudam na qualificação profissional./Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Mercado de trabalho exigente

- Publicidade -

Com o avanço tecnológico em diversas áreas, o mercado de trabalho tem ficado cada vez mais exigente e a necessidade de curso técnico senac é evidente. Com isso, surge a necessidade de o Brasil requalificar a sua mão de obra. Não à toa, o país tem mais de 12 milhões de jovens que nem trabalham nem estudam, segundo dados do IBGE.

Para tentar mudar essa realidade, o Senac de Minas Gerais está com matrículas abertas para curso técnico Senac gratuito. São ofertadas 1.147 vagas para jovens de baixa renda, com ganho de até dois salários mínimos. Os cursos profissionalizantes são para as unidades de Belo Horizonte (Centro e Venda Nova); Betim e Contagem.

A qualificação com o curso técnico Senac é importante porque as empresas buscam profissionais com uma formação direcionada para a função que será exercida. Ou seja, a procura é por quem conheça profundamente uma determinada área.

Veja também: Senai lança milhares de vagas em cursos 100% gratuitos

- Publicidade -

Programa Senac Gratuidade (PSG)

Em parceria com o governo federal e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Senac desenvolveu o Programa Senac Gratuidade que garante aos jovens o acesso à educação profissional em diversas áreas a custo zero.

Para ter acesso ao programa, a renda familiar mensal per capita do beneficiário não pode ultrapassar dois salários mínimos. Além de estudantes, podem participar da qualificação:

  • Pessoas de baixa renda que estejam matriculados no ensino público ou egressos da educação básica.
  • Trabalhadores de baixa renda que estejam empregados ou desempregados.

  • Quem está sob proteção no programa de pessoas ameaçadas

- Publicidade -

Os interessados em fazer parte do Programa Senac Gratuidade devem consultar o site: https://www.mg.senac.br/programasenacdegratuidade/vagas.aspx]

Veja também: Cursos Gratuitos de Qualificação Profissional: Prefeitura abre 1.150 vagas em 10 cursos com duração de 3 meses – Inscrições Online

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia Mais