Últimos grupos a receberem o saque-aniversário do FGTS foram LIBERADOS: confira as datas

Veja como resgatar

O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) funciona como uma espécie de poupança em que o empregador deposita 8% do salário do colaborador todos os meses. Assim, quando ele é demitido, pode contar com uma reserva financeira. Todo trabalhador que é contratado pelo regime da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) tem direito ao fundo. 

Embora o dinheiro já pertença ao trabalhador a partir do primeiro mês de depósito, existem regras que definem quando a pessoa pode resgatar o dinheiro. Além do saque-rescisão, que acontece quando ele é demitido, existem outras modalidades de saque. 

Uma delas, é o saque aniversário do FGTS, que, neste ano, já está se encerrando. Veja quem têm direito e como solicitá-lo nesta matéria.

saque-aniversário-do-FGTS-foram-LIBERADOS
O saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) possibilita que o trabalhador resgate parte do dinheiro anualmente – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Saque aniversário do FGTS: últimos resgates serão liberados no final do ano

Antes de mais nada é necessário explicar o que é o FGTS de aniversário. Como já dito antes, existem várias modalidades de saque do Fundo de Garantia. Uma delas, por exemplo, é o saque extraordinário. Criado neste ano, permite que os trabalhadores resgatem até R$ 1.000,00 de de seus fundos. O Governo Federal criou a modalidade com o objetivo de injetar dinheiro na economia. Naturalmente, quem opta pelo resgate, não poderá sacar todo o fundo, em casos de demissão.

Existe, também, o saque por calamidade do FGTS. Como o próprio nome já sugere, essa modalidade serve para amparar o trabalhador em caso de desastres naturais, como enchentes, ventos fortes, entre outros. Diferente do anterior, quem libera esta modalidade são as prefeituras e governo estaduais, quando decretam estado de emergência, por conta do fenômeno ambiental. Neste ano, muitas pessoas recorreram à modalidade. 

Já o FGTS de aniversário, funciona diferente. O trabalhador que opta por essa modalidade pode resgatar parte do seu fundo uma vez por ano, no mês de seu aniversário. O pedido de resgate pode ser feito a qualquer momento, pelo aplicativo do FGTS. O trabalhador tem até o último dia do mês de seu nascimento para fazer a solicitação. Caso ultrapasse a data, só conseguirá resgatar o dinheiro, no ano seguinte. 

Assim que a pessoa fez o pedido, e o dinheiro passou a estar disponível para resgate, ela tem até 3 meses para sacar o valor. Caso não o faça, os recursos voltam para o FGTS. É importante dizer que ao optar pelo saque de aniversário, a pessoa não poderá resgatar todo o valor do fundo, em caso de demissão. 

Veja também: STF nega suspensão do consignado do Auxílio Brasil e ministro fala em OPORTUNIDADE DE CRÉDITO

Como solicitar o resgate 

Como já dito antes, a solicitação é feita através do aplicativo do FGTS. A ferramenta está disponível para celulares Android e IOS, na Play Store e Apple Store, respectivamente. Caso prefira, você pode instalar através deste link: https://www.fgts.gov.br/Pages/default.aspx

Assim, basta fazer o login na plataforma do FGTS e procurar pela opção de saques. Depois, solicitar o saque de aniversário e aceitar os termos e condições. 

Veja também: Bancos implementam novos RECURSOS DE SEGURANÇA; saiba como proteger sua conta