Tudo o que você precisa saber sobre o ÚLTIMO LOTE da restituição do IR 2023

Tá chegando a hora de sacar o último lote da restituição do Imposto de Renda. Acompanhe como fazer a sua consulta e o que fazer se não receber o dinheiro.

A Receita Federal tem uma boa notícia para os contribuintes brasileiros: o 5º e último lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2023 está prestes a ser pago.

Segundo informações da Receita, a lista dos contemplados estará disponível em seu site a partir do dia 22 de setembro. A data de pagamento está prevista para o dia 29 de setembro.

É importante ressaltar que o valor será depositado na conta indicada pelo contribuinte, corrigido com base na taxa Selic, que atualmente está em 13,25% ao ano.

Último lote da restituição em setembro
Último lote da restituição em setembro. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Último lote da restituição em setembro

Este ano, a Receita Federal já realizou o pagamento de 21,7 milhões de restituições, totalizando o valor de R$ 31,2 bilhões. Desse montante, 92% são referentes ao exercício de 2023, enquanto os outros 8% correspondem a exercícios anteriores. 

No quarto lote de restituição, pago em agosto, cerca de 6,1 milhões de contribuintes receberam um total de R$ 7,5 bilhões. Os valores foram corrigidos de acordo com a taxa Selic, considerando o período de 3.14%.

A ordem de pagamentos segue critérios de prioridade, observando diferentes grupos de contribuintes. Os primeiros a receber são os idosos acima de 80 anos e aqueles com idade igual ou superior a 60 anos. Em seguida, são contemplados os contribuintes com alguma deficiência ou moléstia grave, seguidos pelos contribuintes cuja maior renda é proveniente do magistério. 

Além disso, também recebem prioridade aqueles que optaram pela declaração pré-preenchida e/ou por receber por Pix. Por fim, os demais contribuintes terão seus pagamentos efetuados.

E como fazer para consultar a restituição do Imposto de Renda de 2023? É bem simples! Basta acessar o site da Receita Federal e clicar em “Meu Imposto de Renda”, em seguida, selecionar “Consultar a Restituição”. A consulta pode ser feita de forma simplificada ou completa, por meio do extrato de processamento, que pode ser acessado no e-CAC.

Veja também: ÚLTIMO lote da restituição do Imposto de Renda: aprenda a consultar

Como reagendar o pagamento

Caso o contribuinte conste na lista, mas por algum motivo não receba o crédito, ele pode reagendar o pagamento através do Portal BB ou pela Central de Relacionamento BB, utilizando os telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). 

Porém, se o crédito não for realizado devido a problemas como a desativação da conta informada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

A Restituição do Imposto de Renda é um momento muito aguardado pelos contribuintes, afinal, é a oportunidade de receber de volta parte do valor pago ao longo do ano. É importante estar atento e acompanhar regularmente as informações disponibilizadas pela Receita Federal para garantir que você receba o que lhe é de direito. 

Portanto, fique de olho na lista de contemplados e, caso necessário, busque o atendimento adequado para solucionar qualquer eventualidade.

Veja também: Contagem regressiva para o dinheiro no SEU BOLSO: 5° lote da restituição do Imposto de Renda vai sair EM BREVE

Links úteis

e-CAC: https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/Login

Consultar Restituição: https://www.gov.br/pt-br/servicos/consultar-restituicao-de-imposto-de-renda