Hoje é o ÚLTIMO dia para sacar o FGTS; saiba mais

O saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser sacado até este dia 30 de novembro por parte dos trabalhadores que atuam com a carteira assinada. Veja como realizar o saque!

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) se caracteriza como uma um fundo criado com o intuito de proteger o trabalhador que vier a ser demitido sem justa causa. Para que isso seja possível, é necessário que o empregador abra uma conta vinculada a Caixa Econômica Federal e deposite 8% do seu salário bruto uma vez ao mês.

O trabalhador, por sua vez, pode ter acesso aos valores presentes no fundo caso venha a ser demitido sem justa causa, por meio do saque-rescisão. Além disso, ainda são disponibilizadas algumas modalidades de saque especial uma vez ao ano, como é o caso do saque-aniversário e também do saque extraordinário.

Os trabalhadores ainda têm até o dia de hoje para realizar o saque de parte dos valores presentes no seu FGTS. Portanto, confira a seguir como acessar os valores!

Trabalhadores podem ter acesso ao saque-aniversário do FGTS. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Trabalhadores têm pouco tempo para sacar o FGTS

Os trabalhadores que nasceram no mês de setembro e que aderiram ao saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) podem realizar o saque dos valores presentes em conta até este dia 30 de novembro.

Na próxima sexta-feira, 1º de dezembro, a Caixa Econômica Federal deverá liberar a quantia para os trabalhadores nascidos em dezembro que vieram a aderir ao saque-aniversário do FGTS. O saque do dinheiro ainda pode ser feito em até três meses a partir do primeiro dia útil do mês do aniversário do trabalhador.

Sendo assim, os trabalhadores nascidos em dezembro podem realizar o saque do dinheiro até o final de fevereiro. Vale ressaltar que na modalidade de saque-aniversário, caso o trabalhador venha a ser demitido sem justa causa, será possível sacar somente o valor que se refere à multa rescisória e não poderá realizar o saque o valor integral presente em conta.

Confira também: Saque-aniversário do FGTS deve passar por mudanças em 2024; entenda!

Como solicitar o saque-aniversário do FGTS?

Para que o trabalhador consiga sacar a quantia que se encontra disponível na modalidade de saque-aniversário, é necessário solicitar o saque na Caixa Econômica Federal. Para isso, é preciso acessar o aplicativo do FGTS (bit.ly/3O9x6vo), internet banking da Caixa (caixa.gov.br) ou ir até uma agência do banco.

O crédito do benefício é disponibilizado pela conta poupança digital Caixa Tem, porém, caso o cidadão deseje receber a quantia em outra conta, também existe essa possibilidade. Para isso, é necessário somente fazer o trâmite por meio do aplicativo do FGTS e solicitar o envio para outra conta.

Vale ressaltar ainda que existe a possibilidade de acessar os valores até o último dia útil referente ao segundo mês após o recebimento direto ao saque. Caso a quantia não seja retirada, o montante voltará de forma automática para a conta vinculada ao FGTS do trabalhador. Aqueles que vierem a realizar o saque podem ainda ter direito a um percentual do saldo presente na conta do fundo.

Saiba mais: Afinal, o FGTS vai ser barrado? Projeto sobre o saque-aniversário vai ser discutido só em 2024?