Pronatec 2017: Últimas Notícias
Pronatec recebe verba de R$ 127 milhões – Confira as últimas notícias sobre o Pronatec 2017
Esse valor cobrirá o equivalente a 500 mil matrículas do programa
Uma boa notícia para a área de ensino técnico do país. Nessa segunda-feira (14), o Ministério da Educação (MEC) informou que liberou recursos de mais de R$ 127 milhões para a garantia do seguimento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Esse valor dará conta da oferta de cursos em 2016, além de matrículas novas para o Pronatec 2017.
Segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho, esse valor “assegura a continuidade de cerca de 500 mil matrículas em todo o país”. O ministro ainda afirmou que essa verba irá solidificar o compromisso do Ministério da Educação com as ações de educação tecnológica e profissional dentro do âmbito do programa.
Esses recursos irão, portanto, beneficiar instituições públicas das redes municipais, estaduais e federal, além de outras instituições dos serviços nacionais de aprendizagem (o “Sistema S”) e da rede particular de ensino.
O Pronatec
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é um programa criado pelo Governo Federal no ano de 2011. Advindo da Lei 11.513/2011, cidadãos de todo o país passaram a ter acesso a cursos técnicos e profissionalizantes.
A intenção da ação é aumentar e democratizar a demanda por educação deste tipo, ajudando na capacitação profissional de um número grande de beneficiados. Sabendo, porém, das dificuldades econômicas e da realidade em que se encontram uma maioria de trabalhadores, as condições fornecidas pelo programa são um dos destaques.
O objetivo social do Pronatec é ajudar jovens sem condições financeiras favoráveis no financiamento de cursos profissionalizantes, ajudando-os assim no processo de ingresso no mercado de trabalho em suas respectivas regiões. O programa dá prioridade para pessoas que já fazem parte de outras ações de transferência de renda – como o Bolsa Família, por exemplo.