ÚLTIMA CHAMADA para receber a restituição do Imposto de Renda: CORRA!
Os brasileiros que declararam o Imposto de Renda mas ainda não receberam a restituição podem contar com uma nova oportunidade para garantir o 'cashback'.
A Receita Federal é um dos órgãos mais importantes do Brasil. É através da Receita que ocorre a fiscalização dos devidos impostos, incluindo o Imposto de Renda, cobrado anualmente para todo e qualquer cidadão brasileiro que recebe determinada quantia anual.
De forma mais clara, nesse ano de 2023, os brasileiros que receberam acima de R$ 1,9 mil em 2022 tiveram que realizar a devida declaração. A partir do momento que a Receita verifica a declaração e não encontra nenhuma irregularidade, torna-se possível receber a restituição.
Apesar dos lotes da restituição já terem sido quase todos pagos, algumas pessoas ainda ficam de fora do ‘cashback’. Trata-se, portanto, da última oportunidade para receber o dinheiro em conta, considerando as regras que implicam a restituição.

É possível saber quanto cada pessoa vai receber pela restituição do Imposto de Renda?
Assim como dito anteriormente, a declaração do Imposto de Renda é obrigatória para todo e qualquer cidadão brasileiro que receba qualquer quantia acima da faixa de isenção imposta pelo Governo Federal, juntamente com a Receita Federal, conforme a alteração anual.
Dessa forma, o valor do imposto dependerá do total da renda anual do cidadão. Algumas pessoas podem ter que pagar menos, enquanto para outras o valor é um tanto quanto elevado. Assim como acontece essa variação, o valor da restituição também considera alguns critérios.
Melhor dizendo, o valor da restituição pode depender do que foi declarado, considerando:
- Gastos gerais com dependentes;
- Gastos com ferramentas de trabalho;
- Gastos com saúde;
- Gastos com educação;
- Entre coisas do tipo.
É válido pontuar que tudo que for declarado como gasto precisa ser devidamente comprovado, caso contrário, o valor será invalidado. Assim, quanto maior for a despesa do indivíduo, maior será o valor devolvido através da restituição.
Outro ponto importante é que a restituição só é paga para quem cumpre com todos os critérios da Receita. Caso existam falhas e informações inconsistentes na declaração, o valor não será ofertado.
Como consultar quem poderá receber o novo lote
Assim como proposto nas últimas menções, é preciso ressaltar que essa é a última oportunidade para aqueles que não receberam a restituição poderem contar com o depósito em conta. Nesse ano de 2023, a Receita Federal pagou os lotes seguindo alguns critérios.
Os critérios consideraram grupos prioritários, como por exemplo, idosos e indivíduos que tinham o magistério como renda prioritária. Após o fim dos lotes que levavam em conta as prioridades pontuadas, foi a vez de destinar o dinheiro para aqueles que estavam de fora dos critérios descritos.
Feito isso, o próximo passo foi destinar valores para aqueles que:
- Tinham passado por algum problema na declaração;
- Tinham caído na malha-fina.
Agora, é a última alternativa para o recebimento. O lote garante que todos que contavam com falhas na declaração, mas já resolveram o problema, possam receber. A consulta será liberada no dia 29 de setembro, garantindo a possibilidade de uma alta quantia.
Link para consulta: restituicao.receita.fazenda.gov.br.
Veja também: SHEIN vai pagar o ICMS para brasileiros: compras sem IMPOSTO mais uma vez?