UFMG Curso Online

UFMG disponibiliza curso online gratuito sobre educação infantil

Alunos de pedagogia, professores, coordenadores pedagógicos e pais poderão participar de curso gratuito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) voltado a qualificação de profissionais e demais envolvidos na educação infantil. O curso será disponibilizado pela plataforma Dislexia Brasil e se chamará “Aprendizagem Online”. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a UFMG e o Instituto ABCD.

https://pronatec.pro.br

Assim como em suas versões de outros países, o Dislexia Brasil é uma plataforma pedagógica online gratuita para capacitar profissionais e leigos interessados no assunto sobre o que é a dislexia, como a identificar e o que se deve fazer em casos de suspeita de dislexia.

Direcionado em especial para os professores que trabalhem no Ensino Fundamental, alunos de pedagogia, e outros profissionais que trabalhem com a educação de crianças, o curso ensinará técnicas para auxiliar no trabalho desses profissionais focando no trato com crianças que tenham dificuldade para aprender a ler e escrever.

O preparo oferecido pelo curso busca contornar tais dificuldades, reduzindo índices de reprovação e evasão escolar, o analfabetismo, e proporcionando a inclusão de alunos disléxicos no ambiente escolar de forma mais segura e acolhedora.

Ficou interessado? Saiba como se inscrever

Para fazer o curso basta cadastrar-se no site Dislexia Brasil, sem nenhum tipo de gasto financeiro. No cadastro é necessário informar seu nome completo, um endereço de e-mail, além de, em poucas linhas, enviar uma mensagem sobre a sua intenção de participação. Faça a sua inscrição agora mesmo no site.

A duração do curso vai depender da frequência com que o usuário acessa as aulas disponibilizadas na plataforma. Cada aula foi traduzida e adaptada para o português brasileiro a partir do curso “Basics for teachers – Dyslexia: Identification and What to do”, que também é uma tradução e adaptação para a língua inglesa do curso “Quelques notions de base pour enseignants – La dyslexie: comment l’identifier et que faire?”.

A abordagem do conteúdo será dividida em quatro etapas:

1 – O que é dislexia, suas causas e consequências

2 – Como diagnosticar a dislexia

3 – Técnicas de intervenção, como ensinar a ler e escrever, mesmo os não disléxicos

4 – Inclusão no ambiente escolar

Os alunos que concluírem o curso com pelo menos 70% de aproveitamento na avaliação dos seus conhecimentos receberão certificado oficial fornecido pela plataforma Dislexia Brasil.

 

Leia Também