Uber vai começar a gravar através das câmeras do celular direto no app? Saiba mais sobre o recurso!

A ferramenta foi lançada para oferecer mais segurança para os motoristas do aplicativo.

Os aplicativos estão sempre buscando aprimorar a usabilidade e oferecer a melhor experiência para os usuários, pensando nisso a Uber vai oferecer a possibilidade de utilizar a câmera do celular para gravar as corridas diretamente pelo app.

A novidade ainda está sendo avaliada, por isso a princípio estará disponível em apenas 5 cidades, três delas no Estados Unidos e duas no Brasil. Ainda não há nenhuma previsão de quando o recuso vai funcionar em outros municípios e países.

A ferramenta é voltada para a segurança dos motoristas e pode ser utilizada em aparelhos Android e iOS. Com isso, as políticas de privacidade e segurança do aplicativo também vão passar por mudanças para se adequarem a nova possibilidade.

Uber vai começar a gravar através das câmeras do celular direto no app? Saiba mais sobre o recurso!
Ferramenta já passou por testes e está disponível apenas no EUA e no Brasil. Foto: divulgação

App do Uber vai gravar as corridas?

Sim. Vai funcionar da seguintes forma, assim que o motorista aceitar a corrida e o passageiro entrar no carro, o motorista terá a opção de gravar a corrida diretamente pelo app, através da câmera frontal do celular. O recurso vai gravar tanto o vídeo quanto o áudio das corridas.

Atualmente, os motoristas parceiros podem cadastrar uma câmera no sistema da Uber, antes das corridas os passageiros são avisados sobre a gravação. De acordo com a Uber, a função foi adicionada de forma nativa no aplicativo devido as configurações complexas das câmeras tradicionais, que nem todos os motoristas sabiam usar.

Além disso, outro fator que fez com que a novidade fosse implementada foi o alto custo das câmeras, o que na maioria dos casos inviabilizava a aquisição pelos motoristas parceiros. A empresa informou ainda que todas as gravações serão criptografadas, dessa forma nem mesmo motoristas terão acesso direto as imagens.

O acesso só será possível ao informar a ocorrência de algum incidente de segurança à empresa. Após a solicitação, a Uber vai acessa a gravação para só então decidir pela liberação do conteúdo.

Veja também: Novidade no Uber pode IRRITAR usuários: saiba o que vai mudar no app

Em quais locais o recurso já está disponível?

Os testes da ferramenta foram iniciados no ano passado e o novo recurso já pode ser utilizado pelos motoristas do aplicativo das cidades estadunidenses de Cincinnati, Louisville e Nova Iorque. No Brasil, o uso está disponível em João Pessoa, na Paraíba, e Santos, em São Paulo.

A expectativa é de que a novidade seja liberada aos poucos para outras localidades. Para verificar se já funcionando no seu aparelho, certifique-se de manter o app da Uber sempre atualizada com a versão mais recente.

Veja também: Qual é o melhor app para ganhar dinheiro dirigindo? Tire suas dúvidas!