4 TRUQUES para poupar muito na conta de energia caso você use ar-condicionado

Venha conferir os métodos para aproveitar melhor o seu ar-condicionado ao mesmo tempo que economiza nas despesas de energia.

Com a nova onda de calor que vem atingindo 2023, o aquecimento que já acomete o planeta há muitos anos e a alta temperatura já normal em várias regiões do Brasil, tudo isso se faz, muitas vezes, necessário para o conforto e bem estar, o aparelho eletrodoméstico ar-condicionado.

A questão em pauta é que esse aparelho pode aumentar consideravelmente as contas de energias na despesa mensal familiar e isso é um fator preocupante no bolso dos brasileiros na hora de utilizá-lo.

Dessa forma, hoje você irá conferir alguns truques que podem te ajudar a economizar um pouco a energia e utilizar melhor o eletrodoméstico.

Fique ligado e veja ainda, em seguida, uma forma ainda mais vantajosa e ter as suas despesas de energia quase ZERADAS. Saiba mais.

4 TRUQUES para poupar muito na conta de energia caso você use ar-condicionado
Truques para o seu ar-condicionado Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

4 fatores importantes na utilização do seu ar-condicionado

Simplesmente comprar o aparelho e deixá-lo em utilização NÃO é o suficiente. Existem alguns pontos para garantir um melhor proveito do instrumento. Confira.

  • Mantenha a limpeza dos filtros frequentemente. Os filtros sujos podem atrapalhar o fluxo de ar e influenciar negativamente nos efeitos da temperatura. Além do mais também pode causar riscos de alergia. Mantenha a limpeza a cada 1 a 3 meses e economize;
  • Local de instalação. Evite a exposição direta ao sol. Isso é muito importante. A posição precisa ser eficaz na distribuição do ar;
  • Manutenção preventiva. Isso pode fazer você economizar de fato. Mantenha inspeções regulares do aparelho e limpezas profissionais;
  • Na hora de ligar o aparelho, feche as portas e janelas para evitar que o ar refrigerado se espalhe demais e acabe não gerando efeito.

Veja também: DESCONTASSO na conta de energia? Saiba como APROVEITAR o benefício esperado por quase todos os brasileiros

O método mais INCRÍVEL de economizar

Já ouviu falar da famosa energia solar? Essa modalidade de economia na energia necessita de um valor investido inicialmente. Após o investimento desse valor e a aplicação no ambiente, você só precisará pagar mensalmente uma taxa muito pequena e constante que não vai oscilar.

Conheça mais sobre esse método que pode te ajudar a aproveitar bastante o ar-condicionado.

  • Apesar de ser conhecida como energia solar ela também funciona em dias nublados e chuvosos;
  • Não é porque ela é solar que a noite você ficará sem luz;
  • Existem até veículos movidos a ela;
  • Até voos por energia solar já aconteceram;
  • Ela está sendo incorporada até nas construções civis;
  • O valor de investimento é único, ou seja, você paga por ele apenas uma vez e não precisa pagar mais nada além de uma taxa mínima mensalmente;
  • O custo é calculado conforme a sua necessidade. Se você deseja utilizar mais, será cobrado mais.

Um exemplo de aplicação de energia solar: conforme um atendimento de uma determinada empresa, no funcionamento de 3 ar-condicionado cada um ligado por 8 horas durante o dia o valor investido seria mais ou menos em torno dos R$ 15 mil, o que se você fosse pagar mensalmente para esse funcionamento seria mais de R$ 600 ao mês.

Veja também: Deixar o carregador na tomada mesmo SEM usar, gasta energia?