Truques INCRÍVEIS para economizar na conta de energia: faça ISSO!

Alguns novos hábitos podem contribuir para uma enorme economia nas contas de energia, dando um certo alívio no fim do mês. Acompanhe!

Uma das formas de garantir uma grande economia no final do mês é a mudança de alguns hábitos de seu dia a dia. Isso, sem dúvidas, podem garantir um grande alívio para o bolso. Algumas situações do seu cotidiano podem fazer com que você gaste mais do que o necessário, o que pode pesar no seu orçamento. Nesse caso, economizar na conta de energia pode ser uma boa saída.

De fato, a conta de luz é um assunto importante nos dias de hoje. Isso porque, de tempos em tempos, o Governo muda a bandeira tarifária, podendo tornar a utilização de eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos, um pouco mais cara. Portanto, é preciso ficar de olhos abertos e procurar gastar menos. Veja dicas nas linhas abaixo.

Alivie suas contas. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br).

Tá na hora de economizar na conta de energia

Hoje em dia a conta de luz tem ficado mais cara. De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), houve em 2022, um reajuste de cerca de 11,35% para as residências de todo o país. No total, cerca de 9 distribuidoras tiveram um reajuste de 20% neste ano, o que pesa bastante ao consumidor final.

Felizmente, com algumas dicas e estratégias, é possível economizar – e muito – a energia elétrica de sua residência e assim, reduzir os gastos e a conta de luz no final do mês. Essas medidas são simples e podem ser adicionadas em seus hábitos, no seu dia a dia, sem muita dificuldade. Vamos lá!

Veja também: Fazer ISSO pode aumentar muito a sua conta de energia: veja como EVITAR! 

1. Dicas para economizar energia: Troque seus aparelhos elétricos antigos

A princípio, alguns aparelhos eletroeletrônicos mais “velhinhos” podem consumir bastante energia elétrica. Além disso, eles não são muito úteis, pois na maioria das vezes apresentam uma baixa eficiência e um alto consumo de luz. Desse modo, o mais adequado é trocá-los por outros mais modernos, de forma a gerar uma economia.

2. Retire os aparelhos da tomada

Ademais, também é importante notar que diversos tipos de aparelhos eletroeletrônicos consomem luz mesmo estando desligados. Por essa razão, é conveniente que os tire da tomada quando não for utilizá-los. Dessa forma, eles não vão consumir energia elétrica, possibilitando uma grande economia na sua conta de luz.

3. Dicas para economizar energia: Troque de chuveiro

É de conhecimento de todos que o chuveiro elétrico é um dos aparelhos que mais consomem energia elétrica em uma residência. Se ele for velho, o mais adequado é trocá-lo por um equipamento mais novo. Antes de adquirir o produto, veja qual é seu gasto energético, de forma a adquirir um mais econômico.

4. Cuidado com o carregador de celular

É comum que as pessoas deixem o celular com seu carregador na tomada mesmo depois de ter recarregado toda a sua bateria. E. por incrível que pareça, há um gasto exponencial em sua conta de luz que poderia ser facilmente evitado. Nesse sentido, é preciso tirá-lo da tomada logo depois de ter terminado a recarga, evitando o desperdício.

5. Dicas para economizar energia: Horário de pico

Uma outra boa estratégia para economizar energia elétrica é evitar tomar banho em horas específicas: estamos falando dos chamados horários de pico. Nesse momento, os gastos energéticos costumam ser um pouco mais caro. Desse modo, é preciso mudar alguns hábitos, e o período do dia em que você toma seu banho é um deles.

6. Ferro elétrico e a máquina de lavar

Assim como o chuveiro elétrico, as máquinas de lavar e o ferro de passar roupa podem ser grandes consumidores de energia. Diante disso, pode ser uma boa ideia passar várias roupas de uma vez, além de juntar várias roupas para lavar juntas na máquina. Assim, será possível obter grandes resultados e reduzir a conta de luz no final do mês.

7. Dicas para economizar energia: Invista em iluminação natural

A saber, a iluminação natural pode ajudar bastante na economia de luz no final do mês e ainda trazer um conforto visual e bem-estar no ambiente. Logo, pode ser uma boa ideia pintar as paredes de cor clara que podem refletir a luz solar, por exemplo. Além disso, deve-se ter cuidado com móveis e armários, para que não atrapalhem na sua difusão.

8. Troque suas lâmpadas

A iluminação de uma residência com lâmpadas pode ser responsável por quase 20% dos gastos com eletricidade. Sendo assim, o ideal é optar por aquelas que possuem um menor consumo. As lâmpadas em LED têm um melhor custo-benefício, sendo até 80% mais econômicas que as tradicionais.

Veja também: Veja como PARCELAR em até 12 vezes sua conta de energia: passo a passo