Notícias

TRISTE? Martelo foi batido e novidade foi confirmada para aposentados e pensionista do INSS

Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) recebem uma triste notícia. Depois de muito embate, finalmente o Governo Federal tomou uma decisão sobre a taxa de juros para consignado do INSS. Nas últimas semanas, o presidente Lula (PT) havia aprovado a redução dessas taxas. O valor ficaria igual ao praticado para servidores públicos. 

Contudo, os bancos se posicionaram contra a redução. Então, passaram a suspender o consignado para aposentados e pensionistas do INSS. A finalidade era pressionar o Governo para que as taxas de juros aumentem novamente. Dessa forma, o Ministério da Previdência Social e o Ministério da Fazenda, anunciaram, novamente, uma nova taxa de juros. 

A expectativa é que os bancos voltem a oferecer o serviço. Continue lendo esta matéria para saber qual será a nova taxa. 

Governo Federal se posiciona sobre o empréstimo para aposentados e pensionistas do INSS – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Aposentados e pensionistas do INSS contarão com novas taxas de juros

Antes de mais nada é importante explicar o que é um consignado. Esta modalidade de empréstimo se caracteriza pelo pagamento de forma automática. Ou seja, o trabalhador paga o banco, com descontos diretos sobre a sua folha de pagamento. Por essa razão, é destinada, apenas, aos servidores públicos e aposentados e pensionistas do INSS. O consignado costuma ter juros mais baixos do que o praticado. 

Como já dito antes, o Governo Federal desejava equiparar a taxa do consignado para aposentados e dos servidores. Antes, os aposentados pagavam até 2,14% de juros mensais do consignado. Ao passo que os funcionários públicos pagavam até 1,72%. O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou, então, uma nova taxa para os aposentados de 1,70% ao mês. 

Assim, começou um embate entre os bancos e o Governo Federal. É impossível manter as operações de crédito com a taxa a 1,70%, de acordo com os bancos. As instituições financeiras da iniciativa privada que suspenderam o consignado, então, foram: Itaú, Bradesco, Santander, Mercantil do Brasil e C6 Bank.

Enquanto isso, os bancos públicos foram:  Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Ou seja, os cinco maiores bancos do país deixaram de oferecer o empréstimo para os aposentados e pensionistas do INSS. 

Dessa forma, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciaram que irão modificar a taxa de juros novamente. O esperado é de que seja acima do 1,70% aprovado pelo CNPS, mas abaixo do 2,14%, que era cobrado anteriormente. A decisão foi tomada após um acordo entre o Governo e os bancos. 

Veja também: Trabalhei como CLT e a empresa não recolheu meu INSS: o que fazer?

Afinal, qual será o novo valor das taxas de juros?

Até o momento ainda não existem informações sobre o tema. Como já dito antes, o que se sabe é que será maior que 1,70% e menor do que 2,14%. Os bancos ainda estão com o serviço suspenso, uma vez que o impasse ainda não foi resolvido. Mas, estima-se que os aposentados e pensionistas do INSS poderão pedir o empréstimo em breve. 

Veja também: Afinal, preciso CONTRIBUIR ao INSS para receber o auxílio-doença? Saiba quais doenças garantem o benefício

Arthur Codjaian

Graduado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM, trabalho com internet há quatro anos. Atuo como redator e Social Media, nas áreas de finanças pessoais e política. Sou apaixonado por gastronomia e tenho uma página de receitas e avaliação de restaurantes.

Compartilhe
Publicado por
Arthur Codjaian

Notícias recentes

Bolsa Família vai AUMENTAR para R$ 1,5 MIL? Entenda a decisão RECENTE!

A possibilidade de um aumento no pagamento do Bolsa Família chama a atenção de beneficiários…

4 minutos atrás

Conta de luz muito CARA? Veja TUDO o que você paga mensalmente nessa cobrança

A conta de luz segue sendo uma das mais caras para os brasileiros todos os…

2 horas atrás

Idosos com idade SUPERIOR aos 60 anos poderão receber NOVO benefício a partir de HOJE (06)

Os idosos que possuem idade acima dos 60 poderão ter acesso a um benefício totalmente…

3 horas atrás

Pessoas com cadastro no CadÚnico podem ter acesso a um EXTRA de R$ 51 todos os meses; confira

Os beneficiários que têm acesso ao CadÚnico devem ficar atentos às regras de concessão, pois…

6 horas atrás

Quem vai receber o Bolsa Família em JULHO terá acesso a 5 VANTAGENS exclusivas; confira!

Neste mês, milhares de beneficiários do Bolsa Família poderão receber 5 vantagens exclusivas do programa,…

15 horas atrás

Você sabia que pode QUITAR seu financiamento mais cedo? Veja como ter sua casa PRÓPRIA antes do prazo!

Pagar um financiamento pode acabar sendo uma pedra no sapato quando a dívida se estende…

15 horas atrás