Traição tem MOTIVO? Entenda algumas razões que PODEM levar o parceiro a TRAIR

Por mais que a traição seja considerada uma das piores coisas a se fazer contra o cônjuge, muitos casais terminam por conta da infidelidade.

Embora não seja agradável, a traição é comum nos relacionamentos. Há quem diga que a prática é moderna, mas desde os primórdios existem registros de pessoas com amantes. Na verdade, isso era comum entre a nobreza da antiguidade. Afinal, naquela época os casamentos eram, em sua maioria, arranjados. Atualmente, podemos ter a liberdade de escolher com quem nos relacionamos e mesmo assim, existem inúmeros casos de infidelidade. 

Então, existe um grande questionamento entre os casais modernos: por que as pessoas traem? Para a psicologia, existem diversos motivos para a prática. Na verdade, não há como responder a pergunta de forma simplista. Cada indivíduo é único e pode ter suas razões para a prática. Continue lendo esta matéria para saber quais são os principais fatores que levam a uma traição. 

lovers-traição
A traição pode ocorrer por uma série de motivos – Foto: divulgação

Lista revela quais são os principais motivos para a traição

Baixa autoestima 

Muitas vezes, a traição expõe um problema de baixa autoestima da pessoa que cometeu o ato de infidelidade. Afinal de contas, ela precisa ser validada para se sentir bem. O infiel encontra tal validação em outros parceiros – ou acreditam nisso. Eles pensam que o jogo da conquista pode torná-los mais interessantes e sedutores. 

Medo 

Outro motivo comum que leva à traição é o medo de se envolver. Quando o infiel percebe que está começando a ter um sentimento mais profundo em relação ao parceiro. É como se fosse um mecanismo de autodefesa. A pessoa tem medo de se magoar dentro de um relacionamento e acaba magoando o parceiro antes. 

Dentro desse medo, existe o medo de ser traído. É comum que pessoas traídas fiquem com traumas em próximos relacionamentos. Então, acabam optando por trair antes. Eles acreditam que serão traídos em algum momento e, portanto, preferem se adiantar para aliviar os sintomas. 

Controle 

Existem muitos casos em que a traição acontece porque a pessoa não consegue se controlar. Mesmo comprometida, se interessa por alguém e acaba flertando. Então, o flerte pode se transformar em um caso extraconjugal. Essa situação, infelizmente, é bem comum entre os casais. Vale destacar que em grande parte das vezes, o infiel acaba mantendo outro relacionamento. 

Veja também: Acordar cedo é um PESADELO? Confira 4 DICAS infalíveis para acordar cedo sem esforço

Trair não é a melhor solução 

Até pode parecer que a traição vai resolver os problemas do casal, mas não é bem assim. Na maioria das vezes, causa um desgaste entre os envolvidos. Em primeiro lugar, existe a quebra de confiança. Além do mais, a pessoa traída ficará com sequelas e traumas o resto da vida, o que pode afetar futuros relacionamentos. 

O ideal é que o casal converse. Vale colocar todos os pontos na mesa, por mais difícil que seja. O mais recomendado é terminar a relação, antes que aconteça o ato de infidelidade. Essa solução é a mais madura e honesta, de acordo com psicólogos e pode evitar uma série de problemas futuros. 

Veja também: Opostos realmente se atraem? Estudo REVELA verdade inacreditável!