Trabalhou com CARTEIRA ASSINADA em 2020? ABONO 2021 está confirmado e vai ser PAGO! Consulte o VALOR…

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Trabalhou com CARTEIRA ASSINADA em 2020? Veja como vai ficar o pagamento do abono salarial para quem trabalhou no ano-base 2020! 

Foram divulgadas novidades sobre um dos principais benefícios trabalhistas do país. Quem trabalhou com carteira assinada em 2020 vai receber o abono salarial 2021/2022 de acordo com o tempo de atuação formal. 

O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) divulgou novidades sobre o abono PIS/Pasep do último ano-base. Confira e saiba o que foi divulgado oficialmente pelo órgão. 

Trabalhou com CARTEIRA ASSINADA em 2020?
Imagem: Divulgação

Pagamento PIS/Pasep 2021 

É oficial: o pagamento do PIS/Pasep 2021 vai ter novas datas. O benefício que geralmente é disponibilizado no segundo semestre de cada ano, vai atrasar um pouco em relação ao ano-base 2020. 

O que isso quer dizer? Quem trabalhou com carteira assinada em 2020 vai começar a receber o abono salarial com atraso, apenas no início de 2022. Essa decisão foi confirmada pelo Codefat, formado por representantes dos trabalhadores, dos empregadores e do governo. 

De acordo com o Ministério da Economia, a Controladoria-Geral da União confirmou a necessidade de pagar todos os trabalhadores no mesmo ano. Para não deixar problemas com beneficiários de fora, a opção mais viável vai ser começar os pagamentos apenas no ano que vem. 

Abono Salarial vai ser pago em 2022

Todos os anos cerca de 23 milhões de trabalhadores recebem o benefício que é pago, tradicionalmente, no segundo semestre. Como o abono salarial vai ser pago em 2022 apenas, os valores deverão ser disponibilizados no primeiro semestre ainda. 

Essas novas datas do PIS/Pasep 2022 acabam afetando esses milhões de brasileiros que contavam com o dinheiro agora. Por isso, o Governo Federal começou a repensar a renovação de outros financiamentos como o Benefício Emergencial (BEm). 

Essa mudança do abono surge em um momento em que o governo está com dificuldades de manter o teto de gastos através do Orçamento 2021. Segundo os números oficiais, o atraso no PIS/Pasep 2021 vai gerar uma economia de R$ 7,45 bilhões no ano.

Não vai ter abono salarial em 2021

A pergunta que fica é: não vai ter abono salarial em 2021? Não. Mesmo com a pandemia, a definição foi que os pagamentos do PIS (para quem atua no setor privado) e Pasep (funcionários públicos) vão ficar para 2022. 

Isso quer dizer que o calendário PIS/Pasep 2021/2022 será com os pagamentos do ano-base 2020. A diferença será de alguns meses já que os depósitos devem começar já no início do próximo ano. 

Valor Abono Salarial 2021/2022

Finalmente, alguma coisa vai mudar no valor do PIS/Pasep 2021/2022? Não. Os pagamentos vão seguir normalmente, acontecendo de acordo com o tempo que cada pessoa trabalhou no seu ano-base. 

A tabela de pagamentos do PIS/Pasep vai ficar assim:

tabela de pagamentos do PIS/Pasep
Imagem: Divulgação

Procura pelo Meu Cadastro Único aumenta em 2021: Famílias fazem CADASTRO para RECEBER os BENEFÍCIOS! Veja como PARTICIPAR…

 

Leia Também