Trabalhadores de carteira assinada já podem SACAR: mais de R$ 1,3 MIL na conta

Em breve, milhares de trabalhadores poderão sacar um benefício exclusivo. Saiba mais sobre!

Todos os trabalhadores de carteira assinada têm direito a uma série de benefícios trabalhistas que são super importantes para ajudá-los em diversos setores financeiros. Dito isso, há um pagamento em específico que é entregue todos os anos e que, em breve, deverá passar por mais uma leva de entregas para quem tem direito.

Nesse sentido, caso você esteja curioso para saber mais sobre o benefício que deve ser pago em breve, continue acompanhando a matéria a seguir para não perder informações importantes sobre esse pagamento.

No próximo ano, você poderá receber um pagamento especial. Confira qual é o benefício para trabalhadores!
No próximo ano, você poderá receber um pagamento especial. Confira qual é o benefício para trabalhadores! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Trabalhadores vão receber pagamento em breve

A princípio, em todos os anos o Governo Federal realiza o reajuste do salário mínimo, ato que normalmente ocorre em janeiro. Depois que isso acontece, diversos benefícios são afetados, sejam eles trabalhistas, previdenciários ou sociais. Ou seja, o piso salarial influencia em diversos segmentos, não apenas no salário propriamente dito dos trabalhadores.

Dentro disso, há um benefício que é pago também anualmente e que leva o salário mínimo em consideração para repassar seus valores máximos. O PIS/Pasep é um benefício trabalhista que contempla empregados de baixa renda que trabalharam durante o ano anterior.

Em 2024, ele deve ser pago novamente, dessa vez levando em consideração o período de atuação de 2022. A saber, normalmente o calendário corresponde ao ano anterior de serviço, mas, desde a pandemia de COVID-19, o calendário do PIS/Pasep segue um tanto atrasado.

De qualquer forma, ainda não se sabe quais os valores do benefício no próximo ano, já que é necessário esperar pela correção do piso. O que se sabe é que, assim como nos anos anteriores, os trabalhadores devem estar dentro das regras de recebimento do pagamento, se quiserem sacar as quantias.

Veja também: Lista revela os números mais utilizados pelos GOLPISTAS: NÃO atenda!

Quais são as regras de saque do benefício?

Ademais, segundo as regras oficiais, para ter acesso ao pagamento do PIS/Pasep é importante que os trabalhadores estejam de acordo com as seguintes normas:

  • Primeiramente, eles devem estar inscritos no sistema do benefício há pelo menos cinco anos;
  • Além disso, devem ter trabalhado pelo mínimo de trinta dias durante o ano de consideração;
  • Outro ponto importante é a renda: o salário no ano-base não pode ter ultrapassado dois salários mínimos;
  • Por último, o empregador ou a empresa responsável por esses trabalhadores deve ter enviado seus dados à RAIS ou ao e-Social de forma correta.

Por fim, o pagamento do PIS é uma responsabilidade da Caixa, que arca com os valores daqueles que trabalham em empresas privadas. Ao mesmo tempo, o pagamento do Pasep fica a cargo do Banco do Brasil, que repassa as quantias para aqueles que são servidores públicos.

Os valores são pagos de forma proporcional ao tempo de atuação durante o ano-base. Isso quer dizer que aqueles que trabalharam durante todo o ano poderão receber o pagamento cheio, diferente de quem trabalhou um ou dois meses, por exemplo.

Veja também: Guia do PIS/Pasep 2023: confira os prazos para saque, como consultar e muito mais