Tomar SORVETE no INVERNO faz bem para garganta ou causa gripe?

Muitas pessoas acreditam que consumir comidas geladas no inverno pode causar doenças. Veja se é verdade!

O sorvete é uma das sobremesas mais populares do mundo, Afinal, são várias opções de sabor, o que agrada quem gosta dos tipos mais doces a quem prefere os mais refrescantes. Entretanto, há uma crença de que não se pode consumi-lo no inverno por causar doenças como gripes e resfriados, mas será verdade?

Se você é fã desse alimento tão popular e quer saber se realmente não é indicado consumir durante o clima frio, continue acompanhando a matéria a seguir e saiba a verdade!

VocÊ acredita que tomar sorvete no inverno pode causar algum tipo de doença? Então entenda se isso é verdade ou não!
Você acredita que tomar sorvete no inverno pode causar algum tipo de doença? Então entenda se isso é verdade ou não! / Foto: divulgação

Posso tomar sorvete no inverno sem medo?

A princípio, muitas pessoas acreditam que o sorvete, por ser gelado, pode piorar as dores de garganta decorrentes de doenças como resfriados e gripes. Contudo, em partes, ele pode ajudar, na verdade. Isso porque alimentos gelados podem auxiliar como anti-inflamatórios, como traumas em algumas regiões.

De acordo com o professor de Infectologia da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Claudilson Bastos, em entrevista à Terra, o gelo pode auxiliar na diminuição de edemas e inflamações. Ou seja, alimentos gelados, como é o caso do sorvete, podem ajudar bastante quando há algum tipo de inflamação na garganta.

Entretanto, a razão pela qual as pessoas acreditam que ele faz mal é porque, assim como outros alimentos gelados, ele pode aumentar a tosse. No geral, segundo o professor, não há indicações na literatura médicas de que o sorvete faça mal, de modo geral, ao estado da garganta.

Veja também: Qual o melhor banco para investir? Confira as informações e aprenda a ESCOLHER

O que provoca as gripes e resfriados?

Da mesma forma, o professor Bastos ressaltou também que não há nenhuma evidência científica de que o consumo da sobremesa, assim como de alimentos gelados, cause gripes ou resfriados em quem os consome, especialmente durante o inverno.

Ele enfatiza que estar em ambientes frios favorece, sim, o desenvolvimento de doenças do gênero, mas porque as pessoas geralmente ficam em locais fechados quando chega essa época. Como esses espaços possuem pouca circulação de ar, já que as pessoas querem se esquentar, há uma grande possibilidade de desenvolvimento de doenças respiratórias.

A saber, a gripe é causada por um vírus, o da influenza, que se instala no organismo e pode causar uma série de sintomas, como espirros, tosses, febre e a famosa dor de garganta. O resfriado, da mesma forma, é causado por vírus, mas que é diferente da influenza. Nesse caso, os mais comuns causadores de resfriados são os rinovírus.

Para pegar algum desses dois, a pessoa precisa entrar em contato com alguém que já esteja contaminado, o que acontece através das gotículas de saliva da pessoa doente, que acabam entrando em contato com o cidadão saudável, o infectando. Em resumo, é diferente estar em um ambiente frio e ingerir algum alimento gelado, visto que esse último não é a causa de doenças no inverno.

Veja também: ESSES são os alimentos que mais PREJUDICAM a saúde: EVITE se quiser viver mais