Todos os prazos do Governo para emitir o Novo RG; confira!

De acordo com o Governo Federal, os estados devem disponibilizar a CIN para os brasileiros até o prazo estabelecido. O documento vai se tornar obrigatório.

O novo RG (Registro Geral) é um documento criado pelo Governo Federal ano passado. Também conhecida como CIN (Carteira de Identidade Nacional),  ela já está sendo emitida em alguns estados. A sua finalidade é deixar a vida do brasileiro mais prática. Além do mais, a população pode ter mais segurança, por conta 0uma tecnologia usada na emissão da CIN.

Vale destacar que, originalmente, apenas o número de identidade constava no registro geral. No entanto, o CPF (Cadastro de Pessoa Física) passou a ser inserido na identidade. Os brasileiros, desde então, podem usar dois números de identificação, o que não é prático. A ideia do novo RG é uma simplificação. O número de Registro Geral deixa de existir e sobra, apenas, o CPF do cidadão. 

RG_5
Saiba tudo sobre a emissão do novo RG – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

É obrigatório emitir o novo RG? Quais são os prazos? 

Antes de mais nada, é importante deixar claro que a emissão do novo RG é obrigatória para todos os brasileiros. De acordo com o Governo Federal, o antigo documento de identificação entrará em desuso. No entanto, a emissão da CIN não está disponível em todos os estados. O prazo para que os governos estaduais liberem a nova versão do documento para a população é até o dia seis de dezembro deste ano.

Por outro lado, a população brasileira pode emitir a CIN até o ano de 2032, segundo o Governo Federal. A partir da data, o Registro Geral deixará de ser usado em todo o país. E então, apenas o CPF será usado para identificar o brasileiro. Vale destacar que, inicialmente, o Cadastro era usado para fins financeiros. Através do número, a Receita Federal controla quais contribuintes estão com pendências e os bancos conseguem saber quais brasileiros se encontram endividados. 

Com a mudança, o CPF continua a ter essa finalidade. Então, com as mudanças, o número do cadastro também passa a ser usado para a identificação do brasileiro. De acordo com o Governo Federal, o novo RG vem para facilitar a rotina de brasileiros e de autoridades.

Afinal de contas, a população não precisará apresentar dois números de identificação em órgãos públicos, ao fazer cadastros e afins. Abaixo, é possível conferir a lista dos estados que já emitem a nova versão do documento. 

  1. Acre;;
  2. Alagoas
  3. Amazonas;
  4. Goiás;
  5. Mato Grosso;
  6. Minas Gerais;
  7. Pernambuco;
  8. Piauí;
  9. Rio de Janeiro;
  10. Rio Grande do Sul;
  11. Santa Catarina.

Embora exista a informação que o Distrito Federal já emita o novo RG, o governo local informou que o documento só ficará disponível na segunda quinzena de novembro. 

Veja também: Brasileiros poderão excluir pontos da CNH através de doação de sangue, saiba como

Confira como solicitar o documento

A solicitação do novo RG deve ser feita em um dos órgãos responsáveis pela emissão de documentos, que variam com o estado. Confira a lista. 

  • Delegacias;
  • Poupatempo;
  • Secretaria de Segurança Pública. 

O brasileiro precisa ter em mãos a certidão de nascimento ou casamento, para conseguir solicitar o documento. 

Por fim, a CIN conta com mais segurança, quando comparada à antiga versão da carteira de identidade. 

Veja também: Motociclista que empinar moto PERDE a CNH? Saiba mais!