Todos os bancos oferecem cartão virtual? Como faço para ativar?

De acordo com os bancos, o cartão virtual oferece maior segurança aos brasileiros que desejam fazer compras online. Saiba como solicitar o seu.

O cartão virtual é visto como uma excelente alternativa para os brasileiros que gostam de fazer compras online. O produto pode ser usado ao assinar serviços de streaming, por exemplo, ou até mesmo para solicitar algum tipo de encomenda. O cartão de crédito convencional (físico) pode não ser uma opção tão segura. Afinal, existem diversos hackers, que podem coletar nossas informações bancárias. 

Mesmo com os sistemas de proteção dos bancos mais complexos, existem diversos casos de fraudes ou golpes. Muitas vezes, a vítima tem seus dados roubados. E assim, fazem compras em nome dela, gerando um prejuízo financeiro. É por essa razão que os clientes do banco podem solicitar a versão digital do crédito. Continue lendo esta matéria para saber como pedir o cartão virtual. 

celular_2
Brasileiros podem emitir cartão virtual – Foto: Divulgação

Afinal de contas, como pedir um cartão virtual? 

Antes de mais nada, é necessário ter algumas coisas em mente. O cartão pode ser tanto de débito, quanto de crédito, tudo depende das opções disponíveis no banco. O Nubank, por exemplo, oferece a possibilidade de criar nas duas modalidades. As regras variam de acordo com a instituição financeira. Portanto, recomenda-se que o cliente conheça as políticas do banco em quem tem conta. De forma geral, os grandes bancos brasileiros oferecem a possibilidade do crédito virtual. 

Além do mais, para solicitar o cartão de crédito digital, o brasileiro precisa, naturalmente, ter o crédito aprovado no banco. Muitas vezes, primeiro, deve solicitar a versão física. Ou seja, ele precisa passar pelo processo típico de aprovação de crédito, que consiste na análise da pontuação do Serasa e outras entidades de proteção ao crédito. 

Quanto maior a pontuação, mais chances de ter o pedido aprovado. E claro, o banco costuma oferecer um limite maior, com condições melhores, para quem tem o score alto. Para aumentar as probabilidades do seu pedido ser aprovado, busque usar outros serviços do banco, como investimentos, por exemplo. Além do mais, mantenha o pagamento das suas contas em dia. 

Como fazer o pedido 

Uma vez que você já tem o crédito aprovado, pode criar um cartão virtual. O processo é simples, feito pelo próprio app do banco. Basta acessar a aba dos cartões e procurar pela opção de criar um virtual. Cada banco possui o seu próprio caminho. Então, se você estiver com dificuldade, digite o termo ‘cartão virtual’ na lupa ou aba de pesquisas. Por fim, siga as instruções da tela para ativar o seu produto. 

Veja também: Como um brasileiro com menos de 20 centavos na conta recebeu PIX até chegar aos R$ 120?

Afinal, quais são as vantagens do produto? 

Conforme já mencionado anteriormente, o cartão virtual garante maior segurança nas operações. De forma geral, o número, código de validação (CVV) e data de validade, são diferentes do que o produto físico. Além do mais, a versão virtual expira assim que o cliente usá-la em uma compra online. Ou seja, garante maior segurança ao consumidor nas transações pela internet. 

Veja também: Cotas do PIS/Pasep: pagamentos já começaram, confira o prazo de saque

https://youtu.be/OXq7vBBENUk?si=vDoBanfhktNAAB5-