Tire todas as suas dúvidas em relação ao 14° SALÁRIO do INSS; saiba quando será possível receber

14 º salário do INSS contempla grupo de segurados.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) paga, hoje em dia, diferentes tipos de benefícios aos seus segurados. Eles podem ser relativos à aposentadoria, às pensões, aos auxílios e também aos demais benefícios previdenciários e assistenciais, como é o caso do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas). No entanto, os beneficiários da autarquia podem estar atentos a um outro tipo de repasse: o do 14º salário do INSS.

Neste sentido, é importante destacar que ele faz parte de um projeto de lei cuja autoria é do deputado Pompeo de Mattos, feito em 2020. Assim, o intuito era de que os depósitos do 14º salário do INSS ocorressem para uma parcela dos segurados do órgão entre os anos de 2020 e 2021. Isso porque o objetivo era de que as pessoas recebessem valores que pudessem auxiliar nos gastos médicos durante o período em que a pandemia estava mais forte no país.

Tire todas as suas dúvidas em relação ao 14° SALÁRIO do INSS; saiba quando será possível receber
14º salário do INSS pode ser pago em 2022? / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

14º salário do INSS

Quanto ao valor pago, ele está fixado em no máximo dois salários mínimos. No entanto, vale a pena pontuar que pode haver diferenças de segurado para segurado, conforme a quantia mensal que o beneficiário do INSS recebe hoje.

O que ocorre é que se o beneficiário recebe um pagamento de um salário mínimo, então ele poderia contar com um repasse na quantia  de um salário mínimo. Por outro lado, quem recebe acima dessa quantia precisaria fazer um cálculo para descobrir quanto poderia receber.

Assim, seria necessário descobrir a diferença entre o valor do benefício recebido e do teto do INSS. Ao fazer isso, seria possível descobrir quanto a pessoa ganharia, considerando o teto da proposta, de dois salários mínimos. Isso equivale atualmente a R$ 2.424.

O projeto do 14º salário do INSS recebeu parecer positivo na Comissão de Constituição e Justiça, mas deverá ser submetido a análises em comissões especiais. Por essa razão, pode ser que a sua aprovação demore um pouco mais.

Um dos motivos para isso é que, por 2022 ser um ano eleitoral, é mais difícil aprovar medidas relacionadas aos programas sociais. Por isso, a chance de que o pagamento ocorra ainda neste ano é baixa.

Veja também: Sistema do INSS INDISPONÍVEL? Saiba o que pode acontecer o com seu benefício

Pagamentos do Instituto

Enquanto os pagamentos do 14º salário do INSS não começam, os segurados podem contar com os pagamentos regulares de seus benefícios. Assim, a autarquia começou os repasses no dia 25 de outubro, e a previsão é de que o último depósito seja feito no dia 08  de novembro.

Vale a pena lembrar que o Instituto possui dois calendários, um para cada tipo de segurado. Logo, o primeiro calendário contempla aqueles segurados que recebem até um salário mínimo de benefício. Por sua vez, o outro se volta para o grupo de segurados que recebem acima deste valor.

Atualmente, a autarquia possui cerca de 36 milhões de segurados e, deste número total, a maioria é beneficiária de um salário mínimo. Abaixo, você confere as datas:

No máximo um salário mínimo

  • 25/10: Número final 1
  • 26/10: Número final 2
  • 27/10: Número final 3
  • 28/10: Número final 4
  • 31/10: Número final 5
  • 01/11: Número final 6
  • 03/11: Número final 7
  • 04/11: Número final 8
  • 07/11: Número final 9
  • 08/11: Número final 0

Acima de um salário mínimo

  • 01/11: Número final 1 ou 6
  • 03/11: Número final 2 ou 7
  • 04/11: Número final 3 ou 8
  • 07/11: Número final 4 ou 9
  • 08/11: Número final 5 ou 0

Veja também: Lista reúne mais de 10 situações que possibilitam revisão e AUMENTO da aposentadoria INSS