Saiba quais são os 9 tipos de GOLPES mais COMUNS fique atento para não ser mais uma vítima

São golpes financeiros que roubam os dados bancários e de cartões, assim como o dinheiro das vítimas. Conheça as ações fraudulentas e proteja-se.

Ser vítima da ação de criminosos que roubam dinheiro está se tornando algo frequente, tendo em vista que são vários os golpes mais comuns. A quantidade de golpes financeiros cresceu bastante ao longo deste ano, o que fez os bancos orientarem os clientes para que redobrem os cuidados.

De acordo com o Disque 100, canal do governo para denúncias da população, os golpes financeiros aumentarem em 73% em 2023. É algo que preocupa a Associação Brasileira de Bancos, especialmente pelo fato de que uma das principais ações criminosas é o golpe da falsa central de atendimento.

É o tipo de fraude que consiste em um grupo de pessoas que se passam por instituições financeiras para entrarem em contato com pessoas que podem ser futuros clientes. Durante a ligação, os golpistas oferecem serviços, descontos e redução de taxas para conseguirem obter os dados bancários das pessoas e roubarem o dinheiro delas.

Saiba quais são os 9 tipos de GOLPES mais COMUNS fique atento para não ser mais uma vítima
Conheça os golpes para não ser pego de surpresa pela ação dos criminosos. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Fique atento para este tipo de fraude

Além da falsa central de atendimento que mencionamos acima, existem mais 9 golpes financeiros que se tornaram os mais comuns no Brasil.

1. Roubo de celular

É quando os criminosos roubam o celular das vítimas para terem acesso aos aplicativos dos bancos, e assim conseguem realizar transferências, compras e saques.

2. Invasão dos celulares

Ainda sobre os celulares, os golpistas podem invadir o aparelho através de apps espiões e vírus que roubam os dados sensíveis das pessoas. Dessa forma, eles conseguem descobrir as senhas fracas e acessar os aplicativos bancários.

3. Uso indevido das marcas

Acontece muito das fraudes terem pessoas se passando por funcionários de bancos ou de instituições financeiras, como forma de conferir uma falsa imagem de credibilidade para a vítima.

4. Portabilidade falsa

Ao realizar ligações ou ter qualquer tipo de contato com a vítima, os ladrões agem de tal forma que conseguem obter os dados desejados previamente. Em seguida, eles criam outra conta para transferir o saldo da conta original sem levantar suspeitas.

Veja também: Dicas para você se PROTEGER na internet e EVITAR golpes

Confira os golpes mais comuns no Brasil

5. Falso empréstimo

É um golpe que os criminosos se passam por bancos e instituições financeiras confiáveis para oferecerem oportunidades de obter crédito facilitado.

6. Empréstimo consignado falso

Afeta principalmente os idosos, com os ladrões se passando por bancos para oferecerem taxas de juros mais baixas no consignado, induzindo a vítima para que aceite a oferta. Acontece que o golpista fica com o dinheiro e a pessoa com a dívida.

7. Falso boleto

São enviados boletos falsos em nome de uma conta ou empresa para o e-mail ou WhatsApp da vítima. Como muitas pessoas estão acostumadas a receberem cobranças do tipo, acabam pagando e perdendo o dinheiro, que vai para conta do golpista.

8. Cartão físico

O golpe é aplicado quando o cliente vai pagar com cartão de crédito. Ao inserir o cartão na maquininha, o dono da maquineta troca o cartão da pessoa por um falso que é idêntico, ficando com o verdadeiro.

9. Cobrança indevida

Também acontece diante do pagamento com cartão na maquininha. É quando no momento em que o cliente digitaria a senha do cartão, um valor acima do total da compra é inserido.

Veja também: Cuidado com os GOLPES digitais: veja como eles funcionam e saiba a melhor forma de se PROTEGER!