Teste Rápido de Coronavírus: Algumas regiões já contam com testagem em postos e farmácias!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Teste Rápido de Coronavírus – Confira todas as informações sobre como funciona o processo de testagem rápida para o Covid-19!

Com o Brasil batendo números recordes de casos confirmados e de mortes diárias, a preocupação com o Covid-19 está cada vez maior. Por isso já estão sendo liberados em vários estados o Teste Rápido do Coronavírus

Ao contrário dos primeiros testes para a doença, mais elaborados e com maior demora, a testagem rápida surge justamente como uma opção mais viável para tranquilizar a população. Em várias regiões do país eles já estão sendo feitos e distribuídos em outros estabelecimentos além de ambiente hospitalar e clínicas. 

A seguir vamos falar um pouco mais sobre o teste e sobre como algumas regiões estão fazendo as aplicações. Confira e saiba mais detalhes sobre essa opção a mais para garantir uma maior testagem em nível nacional. 

Teste Rápido de Coronavírus
Imagem: Divulgação

Teste Rápido de Coronavírus Funciona?

Antes de mais nada, uma pergunta está surgindo com bastante frequência: o teste rápido de Coronavírus funciona mesmo? Essa é uma dúvida normal já que ainda é muito cedo para saber tudo sobre o Covid-19. 

Estava trabalhando e pegou Coronavírus? Conheça seus direitos!

Acontece que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a aplicação de testes rápidos para detecção do novo Coronavírus. Isso quer dizer que depois de verificar a eficácia da testagem, foi liberado pela agência de regulação o uso em todo o país. 

Isso quer dizer então que o teste rápido do Coronavírus é eficiente? As discussões ainda estão sendo feitas sobre os tipos de testagens que estão sendo distribuídos. Algumas pesquisas apontam para possibilidade de erro de até 75% enquanto outras indicam uma eficácia maior. 

Vale a pena fazer Teste Rápido de Coronavírus?

Mas então vale a pena fazer o teste rápido de Coronavírus? Algumas informações podem ser importantes antes que você pague algum valor muito alto na hora de fazer esse tipo de testagem. A ideia é que as farmácias cobrem cerca de R$ 99,00 para aplicá-los. 

Primeiro é importante saber que os testes imunocromatográficos (testagem rápida) não possuem eficácia confirmatória. Ou seja, eles são testes auxiliares e podem apresentar o ‘falso negativo’. 

Ou seja, caso o seu resultado seja negativo, não exclui a possibilidade de infecção bem como os positivos não são evidência absoluta de que você está infectado. Mas ele pode ser um bom primeiro passo para, caso seja positivo, você procure exames laboratoriais confirmatórios. 

Teste Rápido de Coronavírus Gratuito

A boa notícia é que em muitas regiões do país já estão surgindo alternativas de teste rápido gratuito de Coronavírus. Os governos estaduais e municipais estão fazendo uma movimentação para conseguir que essa testagem chegue para pelo menos uma parte da população. 

Em regiões como o Distrito Federal, por exemplo, essa testagem está sendo ampliada e feita com agendamento. Em São Paulo também serão feitos testes mesmo em pessoas assintomáticas. 

Agendar Teste Rápido Coronavírus Gratuito

Por fim, algumas regiões estão possibilitando que o cidadão possa agendar o teste gratuito para Coronavírus. A intenção é garantir que não haja filas ou aglomerações no momento de fazer a testagem. 

O Distrito Federal está sendo referência nesse tipo de abordagem. Agora não é necessário mais entrar em filas de postos drive-thru para fazer o teste. O agendamento pode ser feito pela internet fazendo o cadastro do e-mail, preenchendo formulário pessoal e selecionando o posto de testagem de Coronavírus.
Para fazer o seu agendamento do teste grátis de Coronavírus, acesse: https://sistemas.df.gov.br/mteste/

Quanto tempo o Coronavírus dura nas superfícies? Plástico e aço ampliam a sobrevida!

 

Leia Também