Terminar os Estudos – Preciso esperar o Encceja 2020? 

Terminar os Estudos – Preciso esperar o Encceja 2020? 

Existem outras formas de conseguir um certificado de Ensino Médio? Confira todos os detalhes sobre a melhor maneira de finalizar sua educação!

Para terminar os estudos existe mais de uma opção hoje em dia. É necessário que os interessados em obter um certificado de Ensino Fundamental ou Ensino Médio saibam mais detalhes para escolher a melhor opção. 

Muitas pessoas imaginam que só existe o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), mas ainda estão disponíveis outras plataformas. É importante, porém, saber qual é a mais recomendada para você. 

Confira a seguir as principais informações sobre esses supletivos e fique atento! Comece a se preparar para conseguir obter o seu certificado e mudar a sua valorização no mercado de trabalho nacional!

Terminar os Estudos
Foto: Divulgação

Terminar os Estudos Encceja 

Está pensando em terminar os estudos com o Encceja? Mas será que essa é a única opção? Essa é uma dúvida de milhares de jovens e adultos que não conseguiram participar da última edição do exame. 

Se esse é o seu caso, fique atento para fazer a melhor escolha. O primeiro ponto que você precisa pensar é no tempo que você possui para se preparar e garantir a sua certificação de Ensino Fundamental ou Ensino Médio. 

Muitas pessoas acabam perdendo os prazos para as provas do Encceja em uma edição e não sabem se devem aguardar até a próxima edição ou buscar uma outra opção. Isso acontece porque existem diversas chances de supletivos no país. 

Supletivo 2020

Um Supletivo 2020 pode ser interessante para quem quer conseguir melhorar o seu currículo. Existem diversas opções para quem possui mais tempo para fazer aulas presenciais e quer conquistar novos espaços no mercado de trabalho. 

O mais reconhecido dos programa é a Educação para Jovens e Adultos (EJA) que acontece em todos os estados brasileiros. Essa é uma forma de terminar os estudos que acontece presencialmente ou a distância (EaD). 

Quem trabalha durante a manhã ou a parte da tarde poderá estudar e terminar os estudos com o EJA presencialmente. Dependendo da região, esse tipo de capacitação demora entre 6 meses e 3 anos. Já o EJA a Distância funciona para quem quer fazer apenas as provas e as atividades de forma presencial. 

Encceja 2020

Outra opção mais tranquila é o Encceja 2020! Esse está sendo um dos mais procurados em todas as regiões do país. Apenas em 2019 foram um total de 4 milhões de candidatos inscritos e mais de 1 de milhão de pessoas participando do exame. 

O Encceja acontece para quem quer terminar o Ensino Médio ou o Ensino Fundamental em apenas um dia com uma única prova. Essa é a recomendação mais interessante já que você poderá estudar em casa e apenas participar do exame. 

Ou seja, existe a opção de fazer um outro tipo de supletivo mas o mais rápido continua sendo o Encceja 2020 para quem quer garantir a sua certificação do Ministério da Educação (MEC). 

 

Leia Também