Terminar o Ensino Médio e Fundamental

Terminar o Ensino Médio e Fundamental – Um guia para você conseguir o certificado de conclusão do ensino básico!

Terminar o Ensino Médio e Fundamental – Confira todos os detalhes de como obter seu certificado!

O atual mercado de trabalho está muito mais competitivo do que já foi. Isso é uma consequência já percebida e enfrentante por diferentes tipos de trabalhadores brasileiros. Isso aconteceu devido ao crescimento populacional e também a inúmeras vagas que necessitam de mão de obra qualificada. Portanto a qualificação é uma importante ferramenta para se vencer a competição e ser um profissional diferenciado na sua área profissional.

Para isso é importante salientar que jovens e adultos que não concluíram o ensino básico em seu tempo adequado e se encontram com um cenário que não os favorece na busca de uma vaga de trabalho, precisam investir em sua educação. Acontece muito de a falta de um certificado de conclusão do ensino médio e fundamental impeça que  trabalhador obtenhas um cargo ou vaga melhor, devido a isto tem crescido muito a procurar por alternativas de término dos estudos de forma rápida e prática.

Na atualidade existem duas formas principais de terminar o ensino fundamental e o ensino médio, ambos podem ser feitos através de supletivos ou através da prova do Encceja. Para ficar sabendo como funciona cada uma delas, siga com a gente.

Terminar o Ensino Médio e Fundamental
Foto: Divulgação

Encceja 2019

A prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2019) acontece todos anos e é um meio seguro de obter o seu certificado de conclusão de dos ensinos médio e fundamental. Ele p organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é um órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC). Para participar deste exame é preciso que os candidatos tenham 15 anos completos ou mais para a priva de ensino fundamental, e 18 ou mais para o ensino médio.

Ao realizar a inscrição, o candidato deve optar pelo certificado que deseja conquistar, automaticamente ele estará concorrendo para aquele tipo de de ensino. A prova é composta por quatro cadernos com 30 questões, todas de múltipla escolha, e também uma redação dissertativo-argumentativa.

Confira as disciplinas de cada uma das provas:

Encceja ensino fundamental:

  • – Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física;
  • – Redação;
  • – Matemática;
  • – História e Geografia;
  • – Ciências Naturais.

    Encceja 2019
    Foto: Divulgação

    Encceja ensino médio:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Página para maiores informações sobre o Encceja: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial

Confira tudo sobre os Cursos Técnicos EaD 2019!

EJA 2019

A Educação Para Jovens e Adultos (EJA 2019) é um programa que procura incentivar o término do ensino básico no Brasil. Os cursos EJa estão substituindo aos poucos os antigos supletivos e são dirigidos a pessoas que buscam conquistar o seus certificados de ensino fundamental, as idades são as mesmas do Encceja para cada tipo de certificado, 15 anos para ensino fundamental e 18 para o ensino médio. Os conhecimentos dos alunos serão avaliados através de uma prova realizada através de secretarias de educação das cidades e estados. Cada um dos locais possui sua próprias regras, devido a isso é preciso buscar maiores detalhes junto a estes órgãos.

EJA 2019
Foto: Divulgação

As aulas do Eja de ensino fundamental possuem a duração média de dois anos e de um ano e meio para o ensino médio. Para ficar sabendo mais sobre o EJA e suas matérias confira no link abaixo:

Página para maiores informações sobre o EJA: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/32737-eja

Veja todos detalhes sobre o Supletivo 2019!

 

Leia Também