Terei meu benefício INSS CANCELADO? Entenda a operação pente-fino

INSS está convocando beneficiários para revisão dos benefícios. Confira qual categoria será atingida veja se você corre o risco de ter seu benefício cancelado.

O Diário Oficial da União divulgou uma Portaria que determina uma operação de “pente-fino” no INSS. Nesse sentido, os beneficiários estão tendo seus cadastros revisados e, muitos deles, precisarão atualizar sua situação. Sendo assim, veja qual categoria está sendo convocada e se você tem o risco de ter seu benefício cancelado.

A revisão de dados e a reavaliação dos beneficiários acontece com frequência no INSS, a fim de que os cadastros não tenham irregularidades e que ninguém receba os valores dos benefícios sem, de fato, precisarem. Nesse sentido, o “pente-fino” irá identificar os indivíduos que possuem suspeita de irregularidades em seus dados e que possuem a perícia vencida.

Terei meu benefício INSS CANCELADO? Entenda a operação pente-fino
Qual será a categoria convocada? / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Pente-fino no INSS

Uma nova onda de reavaliação está acontecendo no INSS e você precisa ter cuidado para não ter o seu benefício cancelado! Nesse sentido, entenda a medida e veja qual categoria precisará prestar esclarecimentos ao INSS.

O INSS está fazendo a revisão de dados de todos os beneficiários, prática comum promovida pela autarquia. Nesse sentido, caso você seja identificado com alguma pendência ou irregularidade, o seu benefício pode ser cancelado. A ação está acontecendo nesse mês de novembro e você deve, o quanto antes, regularizar sua situação.

Além disso, uma categoria merece destaque. Aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada, o auxílio-doença ou a aposentadoria por invalidez precisam ficar ainda mais espertos. Isso porque suas condições serão reavaliadas e, caso o exame médico comprove que você está apto a trabalhar, o benefício pode ser cancelado.

Sendo assim, caso a sua perícia médica esteja vencida, você será convocado a realizar um novo exame pelo INSS, afim de atualizar sua condição. Nesse sentido, o objetivo da ação é que você comprove que ainda atende as condições necessárias para que você receba o benefício.

Veja quais são as ações necessárias para que você comprove aptidão para receber estes três benefícios.

Veja também: Brasileiros recebem pagamento MENSAL do INSS sem nunca ter contribuído; saiba como solicitar

Quem será convocado pelo INSS?

O “pente-fino” no INSS será responsável por revisar os dados dos beneficiários a fim que comprovar aptidão para o recebimento dos benefícios. Nesse sentido, três categorias serão convocadas para regularizarem suas situações perante a autarquia: aqueles que recebem o auxílio-doença, a aposentadoria por invalidez e o Benefício de Prestação Continuada.

Sendo assim, aqueles que estão com seus exames de pericia médica atrasados serão convocados a realizarem novos. Isso porque as três categorias precisam comprovar que não estão mais aptos ao trabalho, de forma temporária, como é o caso daqueles que recebem o auxílio-doença, ou de forma definitiva, para aqueles que recebem os outros dois.

Auxílio-doença e Aposentadoria por invalidez

Em primeiro lugar, esses dois benefícios se assemelham quanto aos seus requisitos e quanto a forma com que são processados. Afinal, antes de estar apto para receber a Aposentadoria por invalidez, em geral, o cidadão deve ser aprovado pelo auxílio-doença.

Nesses casos, o INSS irá convocar aqueles que não passaram por perícia médica há mais de 6 meses e não possuem a previsão de alta médica ou reabilitação definida.

Além disso, caso haja irregularidades, o aposentado por invalidez corre o risco de perder o benefício e se tornar novamente apto ao trabalho.

Benefício de Prestação Continuada

Já em relação ao BPC, a convocação será para aqueles que não passam por exame médico de comprovação há mais de dois anos.

Dessa forma, esses beneficiários serão convocados e precisarão marcar o exame para regularização.

As ações irão ocorrer entre novembro e abril do próximo ano.

Por fim, não é preciso haver pânico! O INSS irá entrar em contato com os beneficiários através de cartas e de notificações no portal MEU INSS, disponível em: https://meu.inss.gov.br/#/login.

Veja também: Confira o passo a passo para solicitar AUMENTO de 25% ao benefício do INSS