Já é possível SACAR o 3º lote da RESTITUIÇÃO do Imposto de Renda? Aprenda a consultar sua situação!

Cidadãos brasileiro declarantes do Imposto de Renda aguardam ansiosamente pela devolução de valores; contribuintes dos lotes anteriores eram prioritários

O terceiro lote de restituição do IR de 2023 será o primeiro a ter declarantes que não pertencem à lista de prioritários. A Receita Federal é quem confirma essa informação. Isso porque os dois lotes anteriores se destinaram aos grupos prioritários.

O terceiro lote, portanto, seguirá uma ordem específica. Por isso, se não quer perder nenhum detalhe sobre a devolução de valores do IR e saber se você está na lista dos que receberão a restituição, confira a matéria a seguir.

Já é possível SACAR o 3º lote da RESTITUIÇÃO do Imposto de Renda? Aprenda a consultar sua situação!
Terceiro lote de restituição do IR! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Terceiro lote

Dessa maneira, receberão nesse terceiro lote os seguintes grupos:

  • declarantes com prioridade legal que entregaram sua declaração depois do dia 10 de junho ou que caíram na malha fina e solucionaram suas pendências;
  • contribuintes que optaram pela declaração no modelo pré preenchido ou solicitaram restituição via PIX; e
  • declarantes do IR sem prioridades.

Ademais, a Receita deve encerrar o lote entre os dias 10 e 12 deste mês. Isso porque o primeiro lote foi pago no dia 31 de maio para pouco mais de 4 milhões de pessoas com um total de 7 bilhões e meio de reais investidos. Já a segunda remessa somou o mesmo valor, mas se destinou a cerca de 5 milhões de declarantes.

Nestes dois lotes, mais de 5,5 milhões de cidadãos com prioridade foram inseridos. Eles se referem a idosos com 80 anos ou acima, bem como os de 60+, cidadãos com alguma deficiência ou doença grave e contribuintes que têm o magistério como fonte de renda principal.

De acordo com José Carlos Fonseca, auditor fiscal da Receita Federal, todos contribuintes com prioridade que entregaram sua declaração até o dia 10 do mês passado e não continham pendências na malha fina receberam inclusão nos dois lotes.

Além disso, estas duas relações obtiveram quase 3,7 milhões de cidadãos que utilizaram a declaração pré preenchida ou solicitaram a restituição pelo PIX. Enquanto isso, o terceiro lote irá contemplar quem não estava entre os grupos prioritários.

Dessa maneira, mais de 15 milhões de pessoas ainda devem receber a restituição da Receita, havendo mais dois lotes até o fim do ano, pagos em agosto e setembro.

Saiba mais: Declarou o Imposto de Renda 2023? Pode ter DINHEIRO DISPONÍVEL para você! Aprenda a consultar

Calendário e consulta

Assim, o calendário de pagamentos das restituições são:

  • 31 de maio (primeiro lote já pago);
  • 30 de junho (segundo lote já pago);
  • 31 de julho (terceiro lote a pagar);
  • 31 de agosto (quarto lote a pagar); e
  • 29 de setembro (quinto lote a pagar).

Ademais, só neste ano de 2023, o IR recebeu mais de 41 milhões de declarações, batendo mais um recorde. A Receita afirma que mais de 60% dos contribuintes podem restituir o imposto, enquanto outros 19,83% têm tributos pendentes e 19,57% não recebem nem precisam pagar.

Por fim, para realizar a consulta do IR, basta clicar em ‘Meu Imposto de Renda’ no site do gov, ir em Consultar a Restituição, informar seu CPF, data de nascimento e ano de exercício (2023). Já no app do IR, é só ir na aba de Serviços do IRPF, selecionar a alternativa de Consultar Restituição, inserir seu CPF, data de nascimento e ano da restituição. Depois, basta clicar em Consultar. Por último, pelo app da Receita Federal, o procedimento é o mesmo do aplicativo do IR.

Veja também: Mais de R$ 7 BILHÕES serão pagos aos brasileiros através da restituição do Imposto de Renda HOJE