Terapeuta Ocupacional – O que faz, qual o salário e como é a faculdade!



Terapeuta Ocupacional – O que faz, qual o salário, como é a faculdade e todas as informações sobre esta profissão que está em alta no atual mercado brasileiro!

Terapeuta Ocupacional – Confira todas as informações sobre uma profissão que está crescendo em todas as regiões do país! Saiba como fazer a sua formação em TO!

Todos os anos são divulgadas listas com as profissões que estão em alta e que são consideradas ótimas formações para o futuro. O cargo de Terapeuta Ocupacional está aparecendo com frequências nesses rankings, por isso é importante ficar atento. 

Quem está em dúvida sobre qual caminho irá tomar profissionalmente nos próximos semestres, deve considerar a profissão de TO, como é popularmente conhecida. Mas para isso é interessante saber exatamente como funciona essa área. 

Confira a seguir detalhes importantes como média salarial, como funciona a profissão e qual é o tipo de instituição que oferece as vagas. Fique ligado e entenda tudo sobre essa área que cresce todos os anos!

Terapeuta Ocupacional
Imagem: Divulgação

Terapeuta Ocupacional o que faz

Primeiramente, o que faz um Terapeuta Ocupacional? Muitas pessoas acabam confundindo as funções deste profissional com ações de outros campos da saúde. Por isso é importante entender exatamente quais são as qualificações do TO. 

É complicado apontar de forma rasa o que faz esse profissional. Uma possível definição de terapeuta ocupacional é: profissional que estuda e faz a mediação de atividades de trabalho e lazer com pessoas que passam por algum tipo de tratamento. 

Ou seja, o que faz o TO é lidar com pacientes/usuários de serviços que estão em situação de sofrimento. Isso acontece tanto com distúrbios físicos como mentais, assim como o que é chamado de desajuste social ou emocional. 

Onde Trabalha Terapeuta Ocupacional

Mas onde trabalha o Terapeuta Ocupacional? A maior vantagem dessa profissão é que existem muitos espaços para atuação hoje em dia. Esse profissional pode ter uma formação voltada especificamente para diversos campos. Entre os destaques estão:

  • Educação: atuar com crianças, jovens ou adultos com problemas psicomotores ou de aprendizagem; 
  • Gerontologia: trabalhar com reabilitação ou integração (e reintegração) de idosos; 
  • Reabilitação: nesse caso, o TO pode atuar de forma funcional ou profissional. É possível atuar com restabelecimento de vítimas de acidentes ou cirurgias bem como a saúde do trabalhador em empresas; 
  • Reintegração social: outra grande área de atuação é a presença em equipes multidisciplinares que ajudam na reinserção social de usuários de drogas, menores infratores e outros públicos. 

Salário Terapeuta Ocupacional

Como acontece com diversas profissões, o salário Terapeuta Ocupacional não é unificado nacionalmente. A categoria é, em geral, representada por sindicatos locais e os rendimentos são definidos em cada estado diferentemente. 

Ainda assim podemos definir uma média salarial Terapeuta Ocupacional de acordo com o Guia de Profissões e Salários do site Catho. Segundo a plataforma, o valor médio de TO é de R$ 2.153. Mas é importante definir que esse valor varia de acordo com sua formação e a região em que trabalha. 

Confira também Dicas para a Entrevista de Emprego!

Faculdade Terapia Ocupacional

Por fim, a faculdade de Terapia Ocupacional é muito difícil? Essa é a principal pergunta de quem está pesquisando mais detalhes sobre essa formação. É importante, porém, que você saiba que a dificuldade vai depender sempre da sua vontade de ser um profissional dessa área. 

Sobre o curso de Terapia Ocupacional algumas informações são importantes:

  • Essa é uma formação na área de bacharelado; 
  • Existem cursos de TO espalhados em universidades públicas e particulares de todo o Brasil; 
  • A duração do Curso de Terapia Ocupacional é, em média, de quatro anos; 
  • Os alunos estudam disciplinas de Ciências Humanas, Ciências Sociais, Biológicas e da área da saúde; 
  • No fim da graduação é necessário fazer um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 

São muitas universidades que possuem Curso de Terapia Ocupacional hoje em dia. Entre as principais estão:

  • USP – Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto ou na capital;
  • UnB – Universidade de Brasília;
  • UFPel – Universidade Federal de Pelotas; 
  • UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo;
  • USFCar – Universidade Federal de São Carlos, em São Carlos;
  • UFPE – Universidade Federal de Pernambuco. 

 

Leia Também