Talvez você tenha dinheiro PERDIDO nos bancos e não sabe: confira!
Esta matéria reúne cinco lugares que você pode ter recursos e não sabia. Confira todos os locais e veja como resgatar os valores.
Imagina precisar de uma grana extra, e ter o dinheiro mas não poder usar? A verdade é que muitos brasileiros passam por esta situação e possuem dinheiro perdido. Tais recursos são provenientes de diversas fontes de renda. Poderiam ser usados para concluir objetivos pessoais, viajar ou até mesmo quitar dívidas antigas, mas que estão esquecidos no banco, sem serem utilizados.
Pensando nisso, separamos uma lista com cinco lugares que você pode ter deixado dinheiro. Desde uma conta antiga inativa, ou até mesmo por conta de decisões judiciais. É importante que a pessoa se lembre de suas atividades financeiras para não perder dinheiro. Continue lendo esta matéria para conferir todos os lugares que podem ter uma grana extra.

5 lugares em que você pode ter dinheiro perdido e não sabe
Diante disso, confira em quais lugares você pode ter dinheiro perdido.
Cotas do PIS/PASEP
Antes de mais nada é importante deixar claro que as cotas do PIS/PASEP são diferentes do abono salarial. Durante as décadas de 1970 a 1990, os empregadores depositavam recursos no fundo PIS/PASEP dos trabalhadores.
O fundo foi extinto, e muitas pessoas não resgataram os valores. Na realidade, o fundo foi extinto com a criação do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). O que nos leva ao próximo local.
FGTS
Todos os meses, o empregador deve depositar 8% do salário do colaborador no fundo. Embora os recursos pertençam aos funcionários, eles devem sacar, apenas, dentro das possibilidades permitidas. Dessa forma, pode haver dinheiro esquecido no Fundo de Garantia.
PIS/PASEP
Agora sim, estamos falando do abono salarial. O PIS – Programa de Integração Social é destinado aos trabalhadores contratados pelo regime da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Enquanto isso, o PASEP – Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público, é destinado aos funcionários públicos.
Caso você seja um trabalhador CLT, deve fazer a consulta pela Caixa. Basta acessar o Caixa Tem e informar o CPF. Os servidores públicos, por sua vez, devem fazer a consulta pelo Banco do Brasil. De todo o modo, também é possível consultar esse serviço no aplicativo da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digital.
App CTPS Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.dataprev.carteiradigital&hl=pt_BR&gl=US
App CTPS iOS: https://apps.apple.com/br/app/carteira-de-trabalho-digital/id1295257499
Veja também: 7 formas PRÁTICAS para ganhar um dinheiro extra em 2023: comece HOJE
Confira outros lugares
INSS
Os atrasados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) são destinados aos que ganham processos contra a autarquia federal. A Justiça determina o pagamento em lotes. Para conferir, basta consultar o seu advogado.
As RPVs (Requisições de Pequeno Valor) podem chegar a até 60 salários-mínimos. Ou seja, até R$ 78.120,00. Naturalmente, a pessoa precisa ter entrado com ação contra o INSS e ter vencido. A consulta também pode ser feita nos sites do TRFs (Tribunais Regionais Federais).
Contas inativas
Por fim, a pessoa também pode ter dinheiro perdido em contas inativas. Pode ser uma conta poupança da pessoa, ou até mesmo em uma antiga conta salário. Para consultar, é necessário que o cidadão se lembre dos bancos em que já teve uma conta.
Veja também: DOBRAR O DINHEIRO? Conheça o investimento que muitos brasileiros estão fazendo