Técnico em Saúde Bucal

Técnico em Saúde Bucal – Curso, Vagas e Inscrições

A área de saúde bucal está precisando, cada vez mais, de profissionais competentes e preparados para lidar com os desafios do mercado de trabalho. E não estamos falando apenas do dentista. Um novo profissional que tem ganhado destaque no Brasil é o técnico em saúde bucal.

O curso de técnico em saúde bucal já é oferecido por várias instituições de ensino. Caso você não tenha condições financeiras de arcar com as mensalidades, pode recorrer ao Pronatec. O programa do Governo Federal, através de uma ampla rede de parceiros, oferece vagas gratuitas para esse curso e muitos outros.

www.pronatec.pro.br

Para quem não sabe, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego existe desde 2011, com o propósito de democratizar a educação profissional e tecnológica. Só na modalidade de ensino técnico, são oferecidos mais de 200 cursos.

Os brasileiros conseguem estudar gratuitamente pelo Pronatec porque são beneficiados pela bolsa-formação. Assim, eles não precisam pagar mensalidades, recebem material didático com custo zero, e, em alguns casos, assistência financeira.

Sobre o curso de Técnico em Saúde Bucal

O curso de técnico em Saúde Bucal Pronatec tem uma carga horária de 1200 horas, pode ser realizado apenas por quem concluiu o ensino médio e pertence ao eixo tecnológico de “Ambiente e Saúde”.

www.pronatec.pro.brOs alunos do curso adquirem conhecimentos importantes para contribuir com a prevenção de doenças bucais e com a promoção de hábitos saudáveis. Eles aprendem, por exemplo, como desenvolver programas educativos para orientar a comunidade. Também ficam por dentro das técnicas de escovação e aplicação de flúor.

Diversos temas costumam ser abordados ao longo do curso de técnico em saúde bucal Pronatec 2015, como anatomia e fisiologia bucal, biossegurança, técnicas de instrumentação, higiene dental e equipamentos odontológicos.

O trabalho do técnico em saúde bucal tem se tornado cada vez mais importante no consultório odontológico. Esse profissional tem condições de participar de todas as atividades relacionadas à saúde, estética e conforto do paciente. Ele também pode supervisionar o cirurgião-dentista, controlar estoque e lidar com os equipamentos do consultório.

Sendo cada vez mais requisitado em clínicas odontológicas e postos de saúde, o técnico em saúde bucal encontra um bom mercado de trabalho para atuar. A média salarial nacional do cargo é de R$ 1.294,09.

Onde fazer Curso de Técnico em Saúde Bucal

Muitas instituições de ensino, parceiras do Pronatec, oferecem oportunidades para o curso de técnico em saúde bucal, como é o caso da UNINOVE, UNIT, UNICID, Cruzeiro do Sul e UNIP.

Inscrições Curso de Técnico em Saúde Bucal

Quem deseja obter uma formação técnica na área de saúde bucal deve se inscrever no Sisutec 2015. O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica reúne vagas para diversos cursos técnicos gratuitos do Pronatec, de instituições públicas e privadas.

Nesse ano, após mudar o cronograma três vezes, o sistema do MEC finalmente decidiu que o período de inscrição no Sisutec será dewww.pronatec.pro.br 22 a 26 de junho de 2015. Para logar na página do Governo, o candidato deve utilizar os dados do Enem, ou seja, número de inscrição e senha. Dentro do portal, ele terá que escolher duas opções de cursos, sendo “técnico em saúde bucal” a primeira opção. Vale lembrar que somente as pessoas que fizeram o Enem 2014 podem participar desse primeiro momento do Sisutec.

No dia 30 de junho, o Sisutec vai liberar o resultado com a primeira chamada. Quem for convocado deve se matricular na instituição responsável pelo curso no período de 1 a 3 de julho. No dia 7 de julho, o sistema vai divulgar a segunda lista de chamada. Os candidatos convocados terão prazo de 8 a 10 de julho para fazer a matrícula.

De 13 a 26 de julho acontecerá as inscrições para vagas remanescentes. Nesse caso, a participação no Enem 2014 não será critério obrigatório.

 

Leia Também