Técnico em Redes de Computadores

 

Técnico em Redes de Computadores – Curso, Vagas e Inscrições

Você se interessa pela área de informática? Então conheça melhor o curso de técnico em redes de computadores, oferecido pelo Pronatec. Essa habilitação técnica forma profissionais competentes para ocupar diferentes funções no mercado de trabalho, ao passo que se encarrega de desenvolver competências práticas importantes para o setor produtivo.

O curso de técnico em redes de computadores é uma das tantas possibilidades do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Essa iniciativa, que foi criada pelo Governo Federal em 2011, tem como propósito ampliar o número de brasileiros matriculados na educação profissional e tecnológica. A cada ano, milhares de vagas gratuitas são oferecidas em todo o país.

www.pronatec.pro.br

Quem consegue uma vaga para o curso de redes de computadores pelo Pronatec não tem qualquer tipo de gasto com mensalidade e material didático. Por isso, a bolsa formação contribui principalmente com os brasileiros de baixa renda.

Sobre o curso de Técnico em Redes de Computadores

O curso de técnico em redes de computadores se destaca como uma excelente oportunidade para quem deseja dar um novo rumo à carreira. Essa formação, oferecida pelo Pronatec, tem uma carga horária de 1.000 horas e pertence ao eixo tecnológico de “Informação e Comunicação”. Para se tornar um aluno, é necessário ter concluído o Ensino Médio.

www.pronatec.pro.brO aluno de redes de computadores adquire os conhecimentos necessários para instalar e configurar dispositivos de rede, ou seja, que garantem a comunicação digital dos microcomputadores. Ele também tem condições de consertar falhas técnicas, habilitar recursos de segurança e preparar todo o sistema de cabeamento, se houver necessidade.

Diversos temas podem ser abordados ao longo da formação do técnico em redes de computadores, incluindo: segurança de rede, protocolos de comunicação, dispositivos de comunicação de dados e arquitetura de redes. As aulas normalmente são práticas e contam com modernos laboratórios de informática.

Empresas de diferentes ramos precisam ter um técnico de redes de computadores na equipe, por isso o mercado de trabalho está bem aquecido. As prestadoras de serviço de TI são as maiores empregadoras, bem como as companhias de telecomunicação e recursos humanos. O salário médio nacional desse profissional é de R$ 1.557,36.

Onde fazer Curso Técnico em Redes de Computadores

O Pronatec não poderia oferecer as suas vagas gratuitas para o curso de técnico em redes de computadores se não fosse pelo grande número de parceiros. Entre as instituições que firmam parceria com o programa, vale destacar: SENAI, FIAP, UNIP, institutos federais, FAMA, Anhanguera, Pitágoras, UNIC, UNIDERP e UNOPAR.

Inscrições Curso de Técnico em Redes de Computadores

A distribuição de vagas para cursos técnicos gratuitos do Pronatec 2015 é realizada através do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (SISUTEC). Essa plataforma, gerenciada pelo Ministério da Educação, reúne as oportunidades de todas as instituições parceiras do programa que trabalham com a modalidade de ensino técnico. Para participar do processo seletivo 2015, o candidato precisa ter feito a prova do Enem 2014.

As inscrições para o curso de técnico em redes de computadores, e demais cursos, poderão ser realizadas entre os dias 22 e 26 dewww.pronatec.pro.br junho de 2015. Para se inscrever, o candidato deve logar no sistema com as informações do Enem (número de inscrição/senha) e depois definir duas opções de cursos. Vale lembrar que a participação na edição mais recente do exame é um pré-requisito para o Sisutec.

No dia 30 de junho, o Sisutec vai divulgar a primeira chamada. Os candidatos convocados terão o prazo de 1 a 3 de julho para se dirigir até a instituição responsável pelo curso e efetuar a matrícula. Quem não respeitar esse período perde a vaga.

O Sisutec realizará, ainda, uma segunda chamada no dia 7 de julho. Nesse caso, os candidatos convocados terão de 8 a 10 de julho para se matricular na IES correspondente.

Quem não prestou o Enem 2014 não precisa desanimar, afinal, o Sisutec não adota o exame como critério obrigatório na distribuição das oportunidades que sobrarem. O prazo para manifestar interesse pelas vagas remanescentes é de 13 a 26 de julho. Fique ligado nas novidades no site do Sisutec.

 

 

Leia Também