Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos

Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos – Curso, Vagas e Inscrições

Do outro lado das operações policiais e políticas de repressão ao uso de substâncias ilícitas, o combate ao uso de drogas também ocorre entre aqueles já se tornaram vítimas desta realidade e conseguiram superá-la. Para que isto ocorra, o trabalho do técnico em reabilitação de dependentes químicos é essencial.

www.pronatec.pro.brO curso é mais um dentre os diversos oferecidos gratuitamente através Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), existente desde 2011. A qualificação cria um profissional habilitado a atender uma demanda social crescente e carente de mão de obra qualificada.

Este é um dos principais objetivos do Pronatec: criar a oportunidade de construção de uma carreira através do amplo acesso à educação tecnóloga. E isto, o programa tem conseguido com êxito. A cada ano o número de vagas e, de brasileiros contemplados, aumenta significativamente.

Sobre o curso de técnico em reabilitação de dependentes químicos

Desde a coleta de informações ao acompanhamento terapêutico. Da aplicação de técnicas de reinserção social a atuação em situações emergenciais. O técnico em reabilitação de dependentes químicos tem uma extensa área de ação contribuindo com a melhora da qualidade de vida destes ex-usuários.

Com uma formação de 1200 horas, este profissional será responsável por intervir no tratamento de dependentes químicos, orientando e colaborando para que o processo seja concluído com êxito. Cabe a este técnico também participar da concepção e desenvolvimento de programas de redução do uso de drogas e seus danos.

Para que o técnico seja capaz de cumprir com as necessidades da profissão, o curso oferece um cronograma que trabalha com conteúdos como direitos humanos e legislação, psicopatologias, redução de danos e bases bioquímicas, por exemplo. Quando habilitado, o profissional poderá trabalhar em centros de atenção psicossocial, unidades básicas de saúde e comunidades terapêuticas. O salário pode chegar até R$ 3 mil.

Onde fazer o curso técnico de reabilitação de dependentes químicos

Participar de algum dos vários cursos que o Pronatec 2015 é muito fácil, basta procurar dentro os diversos parceiros que o programa curso técnico em reabilitação de dependentes químicostem desde que está ativo. No caso do curso técnico de reabilitação de dependentes químicos, é possível encontrá-lo em Cuiabá, na UNIC Beira Rio e na Bahia, na UNIME Itabuna.

Inscrições curso técnico em reabilitação de dependentes químicos

As vagas do Pronatec são acessadas através da inscrição na plataforma online do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estas encerraram no último dia 3 e o resultado da primeira chamada estará disponível no dia 7, com matrícula entre os dias 8 e 10.

É necessário ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter tirado zero na redação.

 

Leia Também