Técnico em Química

Técnico em Química – Curso, Vagas e Inscrições

Quem deseja construir carreira na área de controle e processos industriais, trabalhando nos laboratórios, deve conhecer o curso de técnico em química, oferecido pelo Pronatec. A formação tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de trabalho e conta com bons salários.

As indústrias de diferentes segmentos precisam do técnico em química na equipe, mas falta mão-de-obra qualificada para ocupar esse cargo. Pensando nisso, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego resolveu estimular a formação de profissionais, através da parceria com instituições públicas e privadas.

https://pronatec.pro.br

O Pronatec é uma das mais brilhantes iniciativas educacionais do Governo Federal nos últimos anos. O programa amplia o acesso dos brasileiros à educação profissional e tecnológica, por meio de oferta de cursos gratuitos de qualidade. Além das habilitações técnicas, o programa também trabalha com formação inicial e continuada.

Sobre o curso de Técnico em Química

O Pronatec Cursos traz gratuitamente o curso de técnico em química do Pronatec tem sido muito procurado nos últimos anos. A formação tem uma carga-horária de 1200 horas e conta com modernas instalações para a realização de aulas práticas. Para se tornar um aluno, é fundamental já ter concluído o Ensino Médio.

A formação oferecida pelo Pronatec se encarrega de preparar profissionais para o setor produtivo. Através do curso, é possível aprender https://pronatec.pro.br/como planejar e coordenar os processos laboratoriais, colocando em prática os conhecimentos relacionados a análises químicas, microbiologia, físico-química e técnica de amostragem.

O técnico em química, formado pelo programa do governo, adquire todas as competências necessárias para atuar nos processos laboratoriais, planejando, coordenando e operando. Ele também está apto para realizar a venda de produtos químicos ou prestar assistência técnica para equipamentos que são usados nos laboratórios.

O mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais interessante para o técnico em química, afinal, ele pode atuar em indústrias, empresas de assistência técnica, laboratórios e até mesmo entidades de certificação de produtos. A média de salário é de R$ 1.775,77.

Onde fazer Curso Técnico em Química

Grandes instituições de ensino oferecem vagas para o curso de técnico em química no âmbito do Pronatec 2015, como é o caso do Senai, das escolas técnicas estaduais, do Pitágoras, da UNOPAR e da Estácio de Sá.

Inscrições Curso de Técnico em Química

As inscrições para o curso de técnico em química serão realizadas pelo Sisutec, assim como as demais habilitações técnicas do Pronatec. Para quem não sabe, o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica é um ambiente virtual administrado pelo MEC, que reúne todas as vagas disponíveis em um único portal. A participação inicial no Sisutec é limitada às pessoas que participaram da última edição do Enem.

Conforme o cronograma mais recente, disponibilizado pelo Ministério da Educação, as inscrições para o Sisutec 2015 acontecerão entrehttps://pronatec.pro.br/ os dias 22 e 26 de junho. Para logar no sistema, os candidatos precisam fornecer o número de inscrição no Enem e a senha de acesso.

A 1ª chamada do Sisutec está marcada para 30 de junho. No período que se estende de 1 a 3 de julho, os candidatos convocados poderão efetuar a matrícula na IES responsável pelo curso. As oportunidades não param por aí, afinal, no dia 7 de julho haverá a publicação da 2ª lista de chamada. Nesse caso, o prazo para se matricular vai de 8 a 10 de julho.

Nem tudo está perdido para os brasileiros que não participaram do Enem. Entre os dias 13 e 26 de julho, o Sisutec estará com inscrições abertas para as suas vagas remanescentes. A participação no exame não é obrigatória nessa última fase.

Por fim, de 13 a 26 de julho, o Sisutec receberá inscrições dos brasileiros interessados nas vagas remanescentes. Nessa última fase, o Enem não é uma obrigatoriedade.

 

Leia Também