Técnico em Prótese Dentária

Técnico em Prótese Dentária – Curso, Vagas e Inscrições

Para garantir o sorriso perfeito o dentista não trabalha sozinho. Ao seu lado está um profissional de extrema relevância, que vê as portas do mercado de trabalho cada vez mais abertas para a função: o técnico em prótese dentária.

www.pronatec.pro.brÉ devido a este trabalho complementar, ou seja, do auxílio prestado ao dentista pelo técnico, que mais pacientes podem alcançar uma maior qualidade de vida a partir da sua saúde bucal. Entendendo isto como uma necessidade, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferece a qualificação a milhares de brasileiros através do seu sistema.

A opção técnica é apenas uma dentre diversas ofertadas pelo programa deste 2011, ano em que foi lançado pela governo federal. De lá para cá, o Pronatec vem cumprindo a sua missão, que é garantir o amplo acesso à educação tecnológica e profissionalizante para todos.

Sobre o curso técnico em prótese dentária

A partir das solicitações do cirurgião-dentista, o técnico em prótese dentária trabalhará confeccionando dispositivos e aparelhos próteticos e ortodônticos para a atender as necessidades dos pacientes. Durante a confecção das próteses, sua função é prestar suporte técnico ao profissional responsável.

O técnico também precisará gerenciar estabelecimentos laboratoriais, controlar estoques e comercialização de produtos. Além de também operar e garantir a manutenção dos equipamentos tecnológicos referentes ao tratamento da saúde bucal.

No currículo de formação deste profissional estão conteúdos como fundamentos da ortodontia, anatomia dental, princípios da implantodontia, percepção e estética, entre outros. A habilitação tem duração de 1200 horas. Quando formado, o técnico poderá atuar em laboratórios, clínicas, consultórios e em serviços públicos de saúde. O salário gira em torno dos R$900,00.

Onde fazer o curso técnico em prótese dentária

Para cumprir seu objetivo, o Pronatec 2015 conta com uma infinidade de parceiros, os quais possibilitam a realizam dos cursos aos alunos contemplados. No caso do curso técnico em prótese dentária, os parceiros são a UNIME em Lauro de Freitas, a UNIDERP, em Campo Grande e a UNIC, em Tangará da Serra.

Inscrições do curso técnico em prótese dentária

O acesso aos cursos ofertados pela Pronatec dão-se através do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) cadastrar nela, é preciso ter realizado a prova do Enem e tirado mais do que zero na redação.

As inscrições de 2015 já encerraram e o resultado da primeira chamada foi divulgado no dia 7 deste mês. As matrículas dos aprovados ocorrem até o dia 10. A segunda chamada será disponibilizada no dia 14 de julho.

 

Leia Também