Técnico em Programação de Jogos Digitais
Técnico em Programação de Jogos Digitais – Curso, Vagas e Inscrições
A área de jogos digitais está ganhando cada vez mais notoriedade no Brasil e, por conta disso, surge a necessidade de mão-de-obra qualificada para trabalhar nas empresas do segmento. Considerando essa necessidade, o Pronatec resolveu incluir o curso de Programação de Jogos Digitais na sua lista de cursos técnicos gratuitos.
O Pronatec, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, é uma iniciativa do Governo Federal que democratiza o acesso aos cursos profissionalizantes em todo o país. Em outras palavras, as pessoas beneficiadas podem estudar gratuitamente, sem se preocupar com mensalidades ou gastos com material didático.
O curso grátis de técnico em programação de jogos digitais é oferecido através da bolsa-formação. Para se tornar um aluno, é fundamental conhecer quais são as instituições parceiras do programa que trabalham com essa habilitação técnica.
Sobre o curso de Programação de Jogos Digitais
O curso de técnico em programação de jogos digitais tem uma carga horária de 1000 horas, além do que requer que o participante tenha ensino médio completo. A formação técnica tem como intuito formar um profissional capaz de compor equipes que atuam na construção de jogos digitais para desktop, smartphones, entre outras plataformas.
Ao longo da sua formação, o desenvolvedor de games adquire conhecimentos sobre diferentes temas, como linguagem de programação, computação gráfica e técnicas de encapsulamento. As aulas também mostram, de forma bem abrangente, como utilizar softwares de tratamento de som, imagem e efeitos especiais.
Quem faz um curso de programação de games aprende a desenvolver uma série de recursos para jogos digitais, incluindo personagens, cenários, objetos e recursos que proporcionam interatividade com o jogador. O aluno aprende a construir jogos tirando o melhor proveito de cada device.
Muitos temas não abordados ao longo do curso de programação de jogos digitais, como produção de áudio e vídeo, roteiros e narrativas de games, design de interface, estrutura de dados, modelagem e animação, animação entre outros.
Jogos digitais é um mercado promissor no Brasil e que gera muitas oportunidades de emprego. A média salarial nacional de um programador de jogos é de R$ 2.732,90.
Onde fazer Curso de Programação de Jogos Digitais
O Pronatec 2015 só consegue ofertar as vagas para o curso de técnico em Programação de Jogos Digitais através da sua ampla rede de parceiros, composta por instituições públicas e privadas. Entre as IES que trabalham com essa habilitação, vale destacar: FIAP, UNIP, Anhanguera, Pitágoras, UNOPAR e UNIASSELVI.
Inscrições Curso de Programação de Jogos Digitais
Depois de mudar o seu cronograma três vezes só nesse ano, o Pronatec finalmente definiu as datas do processo seletivo 2015. As pessoas interessadas nas vagas para a habilitação técnica em programação de jogos e outros cursos devem se inscrever entre os dias 22 e 26 de junho, através do portal Sisutec 2015.
O Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (SISUTEC) é uma iniciativa do MEC que distribui vagas gratuitas de
ensino técnico em todo o país. Para elaborar a classificação, o sistema informatizado adota a nota no Enem como principal critério. No caso do Sisutec 2015, só podem participar das duas primeiras chamadas as pessoas que participaram no Enem 2014.
O resultado com os primeiros convocados será divulgado no dia 30 de junho de 2015. Os candidatos classificados, por sua vez, terão os dias 1, 2 e 3 de julho para realizar a matrícula na instituição responsável pela vaga gratuita. No dia 7 de julho, o Sisutec publicará a sua segunda chamada. O período para se matricular nesse segundo momento vai de 8 a 10 de julho.
Em um terceiro momento, o Pronatec oferecerá oportunidades para todos aqueles que não participaram do Enem 2014 e mesmo assim desejam estudar. O prazo de inscrição para as vagas remanescentes vai de 13 a 26 de julho.