Técnico em Nutrição e Dietética

Técnico em Nutrição e Dietética – Curso, Vagas e Inscrições

Técnico em Nutrição e Dietética é uma das tantas possibilidades oferecidas pelo Pronatec, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. O curso combina com quem se preocupa com a alimentação, gosta de cozinhar e conhecer os benefícios dos alimentos.

O Pronatec, para quem não sabe, é uma iniciativa do Governo Federal que existe desde 2011, com o objetivo de democratizar a educação profissional e tecnológica. Através da bolsa-formação, o programa ajuda quem não tem condições financeiras de pagar as mensalidades.

www.pronatec.pro.br

O curso de técnico em nutrição e dietética é um dos grandes atrativos do Pronatec. Ele tem como propósito desenvolver competências para atuar no setor produtivo. Os alunos que se formam nessa habilitação técnica contam com boas oportunidades de empregos e salários competitivos.

Sobre o curso de Técnico em Nutrição e Dietética

O curso de técnico em nutrição e dietética do Pronatec tem uma carga horária de 1.200 horas e requer ensino médio completo. Sua missão consiste em formar profissionais competentes e preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. A formação procura abordar, de forma abrangente, todo o processo de produção das refeições.

www.pronatec.pro.brOs alunos do curso de nutrição aprendem a acompanhar e orientar as atividades na cozinha. Eles estudam sobre o controle de qualidade, procedimentos culinários, higiene no preparo, manuseio certo dos alimentos, distribuição das refeições e transporte dos produtos alimentícios. A habilitação também mostra como desenvolver ações de educação alimentar, montagem de cardápio e avaliação alimentar.

Ao longo do curso, os estudantes participam de aulas práticas e teóricas, contando sempre com uma ótima infraestrutura para ampliar os conhecimentos. Alguns temas são recorrentes na formação do técnico em nutrição, tais como: distúrbios e deficiências nutricionais, biossegurança, alimentação saudável, segurança alimentar e técnicas de manipulação.

O técnico em nutrição pode trabalhar em diferentes lugares, como escolas, hospitais, asilos, postos de saúde, creches, supermercados e indústrias de alimento. O salário médio é de R$1.408,35.

Onde fazer Curso Técnico em Nutrição e Dietética

O Pronatec não poderia oferecer as suas vagas gratuitas se não fosse por suas instituições parceiras, tanto públicas quanto privadas. A habilitação técnica em nutrição e dietética é uma das possibilidades da Anhembi Morumbi (São Paulo), UNIP (várias cidades paulistas), UNIME (Lauro de Freitas, BA), UNIDERP (Campo Grande), UNIC (Cuiabá), UNOPAR (Londrina), UNIASSELVI (Blumenau) e Anhanguera (Osasco, Guarulhos, São Bernardo do Campo e São Paulo). Algumas escolas técnicas estaduais e institutos federais também são importantes parceiros do programa.

Inscrições Curso de Técnico em Nutrição e Dietética

Desde o início do ano, o Pronatec 2015 já alterou o seu cronograma três vezes. Tantas mudanças aconteceram por causa do atraso do repasse de verba para as instituições parceiras. No entanto, conforme revelam as últimas informações do Ministério da Educação, o período de inscrição para os cursos técnicos gratuitos acontecerá de 22 a 26 de junho.

Quem tem interesse pelo curso de técnico em nutrição deve se inscrever na Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológicawww.pronatec.pro.br (SISUTEC). Esse sistema informatizado, gerido pelo MEC, reúne vagas de instituições de todo o país, tanto públicas quanto privadas. Os candidatos são classificados de forma eletrônica, de acordo com o desempenho na edição mais recente do Enem.

O Sisutec vai divulgar a sua primeira chamada no dia 30 de junho. Os candidatos convocados terão o período de 1 a 3 de julho de 2015 para fazer a matrícula na IES correspondente. O resultado da segunda chamada será publicado no dia 7 de julho, com prazo de 8 a 10 do mesmo mês para se matricular.

O Pronatec também pensa nas pessoas que não fizeram o Enem 2014, por isso terá um prazo de inscrição exclusivo para as vagas remanescentes do Sisutec. Os interessados devem se inscrever entre 13 e 26 de julho.

 

Leia Também