Técnico em Meio Ambiente

Técnico em Meio Ambiente – Curso, Vagas e Inscrições

Quer se tornar um técnico em meio ambiente? Então conheça as oportunidades de formação oferecidas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Todos os anos, são abertas vagas para esse curso e muitos outros nos quatro cantos do país.

O Pronatec é uma iniciativa do Governo Federal, que busca ampliar o número de brasileiros qualificados para trabalhar em cargos que exigem educação profissional e tecnológica. São mais de 800 cursos profissionalizantes disponibilizados pelo programa, como é o caso do técnico em meio ambiente.

www.pronatec.pro.br

Através da bolsa formação, milhares de brasileiros conseguem vagas gratuitas pelo Pronatec. Dessa forma, eles não possuem gastos com mensalidade e nem com material didático. Algumas instituições parceiras do programa, inclusive, incentivam os alunos com ajuda no transporte e na alimentação.

Sobre o curso de Técnico em Meio Ambiente

A habilitação técnica em meio ambiente tem uma carga horária de 800 horas. Os estudantes aprendem tudo sobre as questões ambientais e, após a conclusão do curso, encontram emprego com facilidade em empresas de diferentes segmentos. Vale lembrar que a qualidade do curso do Pronatec é aprovada pelo Ministério da Educação.

www.pronatec.pro.brO curso do Pronatec oferece o preparo necessário para que o técnico em meio ambiente possa trabalhar. Ao longo das aulas, é possível aprender como coletar informações relacionadas ao meio ambiente, criar programas de educação ambiental, identificar intervenções, elaborar relatórios, analisar amostras, desenvolver ações de reciclagem, cuidar de documentos ambientais e executar sistemas de gestão ambiental. Os estudos são focados sempre na busca por conservação e preservação dos recursos naturais.

Muitos temas são abordados ao longo da formação do técnico em meio ambiente, tais como: legislação e políticas ambientais, impactos ambientais, saúde coletiva, ecossistemas, educação ambiental e poluição ambiental. Os alunos ampliam os conhecimentos sobre vários assuntos através de aulas teóricas e práticas.

O mercado de trabalho está abrindo muitas portas para o técnico em meio ambiente. Esse profissional encontra emprego em instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Ele pode, ainda, trabalhar em unidades de conservação ambiental e estações de tratamento de resíduos. O salário depende muito da empresa e da região onde o técnico está trabalhando, mas a média nacional é de R$ 2.476,09.

Onde fazer Curso Técnico em Meio Ambiente

Diversas instituições, públicas e privadas, são parceiras do Pronatec e por isso oferecem vagas para o curso gratuito de técnico em meio ambiente. Entre as IES que trabalham com essas oportunidades, então: institutos federais, escolas do Senai, UNIP, FAMA, UNIME, Anhanguera, Pitágoras, UNIDERP e UNIC.

Inscrições Curso de Técnico em Meio Ambiente

As pessoas que estão interessadas em participar do curso de técnico em meio ambiente devem ficar de olho no cronograma da Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (SISUTEC). O sistema informatizado do MEC, que reúne as vagas de instituições de todo o país, receberá inscrições entre os dias 22 e 26 de junho.

Para participar do Sisutec e disputar uma das vagas gratuitas para cursos técnicos, é preciso ter concluído o ensino médio e participadowww.pronatec.pro.br da edição mais recente do Enem. No ato da inscrição no sistema, o candidato deve manifestar interesse por duas opções de cursos.

No dia 30 de junho, o Sisutec vai divulgar a primeira chamada do processo seletivo, considerando a nota no Enem como critério de classificação. Os candidatos classificados terão os dias 1, 2 e 3 de julho para se matricular na instituição escolhida. Quem não respeitar o prazo estabelecido pelo MEC corre o risco de perder a vaga.

As oportunidades do Pronatec 2015, através do Sisutec, não param por aí. Entre os dias 13 e 26 de julho, as pessoas que não fizeram o Enem 2014 poderão se inscrever na lista de vagas remanescentes. Vale lembrar que o início das aulas para todos os cursos está previsto para agosto.

 

Leia Também