Técnico em Informática

Técnico em Informática – Curso, Vagas e Inscrições

Informática é uma área que está ganhando, cada vez mais, visibilidade no mercado de trabalho. Dessa forma, quem obtém formação técnica nesse segmento dificilmente fica sem encontrar um bom emprego. Considerando a crescente demanda de profissionais qualificados nessa área, o Pronatec oferece vagas para o curso gratuito de técnico em informática.

www.pronatec.pro.br

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), não oferece apenas oportunidades para formar técnicos em informática, mas também muitos outros cursos profissionalizantes gratuitos. A iniciativa existe desde 2011 e foi criada pelo Governo Federal, com o propósito de democratizar a educação profissional e tecnológica.

A habilitação técnica em informática, bem como outras áreas, oferece muitas vantagens ao profissional. Primeiramente, a modalidade é muito valorizada pelas empresas e se destaca no setor produtivo. Ela também garante ótimos salários e tem alta empregabilidade.

Sobre o curso de Técnico em Informática

O curso de técnico em informática do Pronatec tem uma carga horária de 1.000 horas. Para participar, é necessário ter ensino médio completo e muita disposição para frequentar as aulas práticas nos laboratórios. Ao longo da formação, os alunos ampliam os seus conhecimentos sobre diversos temas, incluindo banco de dados, hardware, linguagem de programação, sistemas operacionais e interpretação de sistemas.

Após concluir o curso gratuito do Pronatec, o técnico em informática tem condições de operar microcomputadores e também cuidar da manutenção dos mesmos. Ele também tem os conhecimentos necessários para desenvolver softwares e websites. Sua matéria-prima de trabalho será as diferentes linguagens de computação.

www.pronatec.pro.brO técnico em informática, habilitado pelo Pronatec, recebe todo o preparo necessário para desenvolver programas de computador, realizar testes de softwares, formatar sistemas operacionais e gerenciar bancos de dados. Ele presta suporte para a empresa onde trabalha e também tem conhecimentos para atuar como administrador de redes.

Como já foi dito, o mercado de trabalho está aquecido para o técnico em informática. Ele pode trabalhar em instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Hoje em dia, praticamente toda empresa tem um técnico em informática, encarregado de cuidar da manutenção dos micros e dos sistemas computacionais. O salário varia de acordo com a região do país, sendo a média nacional equivalente a R$ 1.366,35.

Onde fazer Curso Técnico em Informática

A oferta de vagas gratuitas para o curso de técnico em informática do Pronatec não seria possível se não fosse pelas instituições parceiras, tanto públicas quanto privadas. Os institutos federais, as escolas técnicas e o Senac já ofereceram oportunidades pelo programa. Algumas universidades particulares também são executoras, como UNIP, FAMA, UNIME, Pitágoras, Anhanguera, UNIDERP, UNIC e UNOPAR.

Inscrições Curso de Técnico em Informática

O período para se inscrever nos cursos técnicos do Pronatec 2015 está se aproximando. Os interessados terão o prazo de 22 a 26 de junho www.pronatec.pro.brpara efetuar a inscrição no Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (SISUTEC). O sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, fará a distribuição de vagas de acordo com o desempenho no Enem 2014. Vale lembrar que só podem participar do processo seletivo as pessoas que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio.

A divulgação da lista de aprovados está marcada para o dia 30 de junho. Os convocados, por sua vez, terão os dias 1, 2 e 3 de julho para efetuar a matrícula, procurando a instituição responsável pelo curso técnico. No dia 7 de julho acontecerá a publicação da 2ª chamada do processo seletivo. Nesse segundo momento, os candidatos terão os dias 8, 9 e 10 de julho para se matricular na IES correspondente.

Quem não participou do Enem, mas mesmo assim deseja ingressar em um curso de técnico em informática, deve aguardar às inscrições para vagas remanescentes do Sisutec. O prazo para manifestar interesse vai de 13 a 26 de julho de 2015.

 

Leia Também