Técnico em Gerência de Saúde

Técnico em Gerência de Saúde – Curso, Vagas e Inscrições 

Gerência de Saúde é uma área que, a cada dia, precisa de mais profissionais qualificados. Pensando nisso, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), resolveu lançar um curso técnico para essa ocupação. As oportunidades são oferecidas em diferentes regiões do país, graças a ampla rede de parceiros da iniciativa.

O Pronatec, para quem não sabe, é um programa que existe desde 2011. Ele foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica, além de ampliar o número de vagas de emprego. São mais de 200 habilitações técnicas gratuitas disponíveis pelo Pronatec, sendo que “Gerência de Saúde” é uma das possibilidades de formação.

www.pronatec.pro.br

Os estudantes beneficiados pela bolsa formação do Pronatec podem fazer o curso de técnico em gerência de saúde gratuitamente, ou seja, sem qualquer tipo de despesa com mensalidade e material didático. Algumas instituições parceiras ainda se encarregam de oferecer auxílio transporte e alimentação através desse programa.

Sobre o curso de Técnico em Gerência de Saúde

Quem gosta da área de saúde, tem espírito de liderança e vocação para atividades administrativas vai se sair bem no curso de técnico em gerência de saúde. A formação tem como propósito preparar profissionais para planejar, controlar e avaliar a implementação de políticas públicas de saúde.

O curso de gerência de saúde do Pronatec tem uma carga horária de 1.200 horas e só aceita alunos com ensino médio completo. Ao longo da formação, os alunos adquirem conhecimentos para gerenciar serviços de saúde e desenvolver projetos de gestão nessa área. O curso também se encarrega de capacitar profissionais para avaliar indicadores de saúde e estudos estatísticos, bem como a execução de contratos e serviços nas unidades básicas do SUS.

www.pronatec.pro.brA habilitação em gerência de saúde abrange diferentes temas, como Sistema Único de Saúde, Legislação, Processo de trabalho em saúde, Avaliação e Indicadores de desempenho, Modelos de atenção e gestão, Patrimônio e estoque, Patrimônio e estoque. A grade oferece todos os conhecimentos necessários para o desempenho de atividades administrativas e gerenciais de saúde.

O mercado de trabalho está abrindo muitas portas para os profissionais com formação técnica, além do que as empresas oferecem bons salários. No caso do técnico em gerência de saúde, as vagas de emprego se encontram em hospitais, postos de saúde, clínicas e até mesmo seguradoras. O salário de quem trabalha com gestão hospitalar varia de acordo com a região do país e o cargo, mas a remuneração média é de R$ 1.898,00.

Onde fazer Curso Técnico em Gerência de Saúde

O curso gratuito de técnico em gerência de saúde é ofertado por várias instituições parceiras do Pronatec, como é o caso da UNIT, FAMA, Pitágoras, UNIC e Anhanguera. Algumas escolas estaduais e institutos federais também se comprometem com essa habilitação.

Inscrições Curso de Técnico em Gerência de Saúde

Depois de um longo atraso para liberar a verba do Pronatec 2015, finalmente o Ministério da Educação quitou parte da dívida com as instituições parceiras. O calendário oficial do programa foi divulgado recentemente, mostrando as principais datas para se inscrever nos cursos técnicos gratuitos.

Se você tem interesse por um curso de técnico em gerência de saúde, ou outra habilitação, deve acessar o Sistema de Seleçãowww.pronatec.pro.br Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (SISUTEC), e se inscrever no Sisutec 2015, que acontece no prazo de 22 a 26 de junho de 2015. Só podem participar do processo seletivo os candidatos que participaram do Enem 2014. A classificação adotará a nota no exame como critério.

No dia 30 de junho, acontecerá a divulgação da lista de aprovados na primeira chamada. Quem for convocado nesse primeiro momento deve se matricular no período de 1 a 3 de julho. A 2ª chamada, por sua vez, será publicada no dia 7 de julho, sendo que o período de matrícula se estenderá de 8 a 10 de julho. Haverá, ainda, um prazo para manifestar interesse pelas vagas remanescentes, que vai de 13 a 26 de julho de 2015.

 

Leia Também