Técnico em Farmácia

Técnico em Farmácia – Curso, Vagas e Inscrições

As pessoas que desejam seguir carreira na área de saúde podem apostar no curso de técnico em farmácia. Essa habilitação se destaca na lista de oportunidades educacionais do Pronatec, que, por sua vez, é um programa criado pelo Governo Federal com o intuito de aumentar o número de brasileiros cursando a educação profissional.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) foi criado pela presidente Dilma Rousseff em 2011, com o propósito de democratizar e ampliar o alcance dos cursos profissionalizantes gratuitos. As vagas são distribuídas para habilitação técnica (carga horária a partir de 800 horas) e formação inicial e continuada (a partir de 160 horas).

técnico em farmácia

O Pronatec só tem condições de oferecer vagas gratuitas para cursos através da sua ampla rede de parceiros, formada por instituições públicas e privadas de ensino. Os alunos beneficiados pelo programa estudam sem precisar pagar mensalidade e ainda recebem incentivo para encontrar uma boa oportunidade de emprego no mercado de trabalho.

Sobre o curso de Técnico em Farmácia

O curso de técnico em farmácia tem uma carga horária de 1200 horas e requer ensino médio completo para participar. Essa formação do Pronatec é aprovada pelo Ministério da Educação e dispõe de diversos recursos para garantir a qualidade do aprendizado.

www.pronatec.pro.brO técnico em farmácia, ao longo da sua formação, aprende a realizar operações farmacêuticas, como a classificação de produtos e remédios conforme a composição. O curso também mostra como auxiliar na manipulação de fórmulas farmacêuticas fitoterápicas, alopáticas e homeopáticas. O técnico aprende, ainda, como se comportar nas rotinas de compra, armazenamento e distribuição dos produtos. Ele adquire conhecimentos de atendimento ao cliente e aprende como interpretar as prescrições médicas dos medicamentos.

O curso de técnico em farmácia do Pronatec aborda uma série de temas, como noções de farmacologia, microbiologia, anatomia e fisiologia humana, biossegurança, legislação farmacêutica, produção e manipulação de formas farmacêuticas e controle de qualidade. Além da teoria, os alunos contam com aulas práticas, que são desenvolvidas nos laboratórios.

O mercado de trabalho oferece muitas oportunidades para o técnico em farmácia. Ele pode trabalhar em drogarias, farmácias de manipulação, hospitais, unidades básicas de saúde e distribuidoras de medicamentos. O salário médio nacional é de R$ 2.007,21.

Onde fazer Curso Técnico em Farmácia

Diversas instituições, que são parceiras do Pronatec, oferecem o curso de técnico em farmácia através da bolsa-formação, como é o caso da UNIP, da Escola Técnica Albert Einstein, UNIME, Pitágoras, UNIC, UNOPAR e Anhanguera.

Inscrições Curso de Técnico em Farmácia

Após quitar parte da dívida com as instituições parceiras, o Pronatec finalmente divulgou o seu cronograma oficial. Como aconteceu nostécnico em farmácia pronatec anos anteriores, as vagas gratuitas serão distribuídas por meio do Sisutec, um sistema de seleção unificada que foi desenvolvido pelo MEC especialmente para os cursos técnicos. Para participar, os interessados precisam ter realizado o Enem 2014.

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica receberá inscrições para o curso de técnico em farmácia e outras habilitações no período de 22 a 26 de junho de 2015. A primeira lista de classificados será liberada no dia 30 de junho, sendo que o sistema usará a nota do Enem como critério de classificação. Os candidatos convocados terão os dias 1, 2 e 3 de julho para efetuar a matrícula.

A 2ª chamada para os cursos técnicos gratuitos acontecerá no dia 7 de julho. As pessoas convocadas nesse segundo momento poderão se matricular nos dias 8, 9 e 10 de julho. Quem não fez o Enem poderá manifestar interesse na lista de espera no prazo de 13 a 26 de julho de 2015, disputando assim as vagas remanescentes no sistema.

 

Leia Também