Técnico em Estradas

Técnico em Estradas – Curso, Vagas e Inscrições

Você está em busca de uma oportunidade diferente para a sua carreira? Se a resposta for positiva, então conheça o curso de técnico em estradas oferecido gratuitamente pelo Pronatec cursos. Essa formação tem ganhado cada vez mais relevância no mercado de trabalho e despertado o interesse de muitas empresas.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é uma aposta do Governo Federal para aumentar o número de brasileiros cursando a educação profissional e tecnológica. A iniciativa existe desde 2011, sendo que nos seus quatro primeiros anos de atividade conseguiu ofertar 8 milhões de vagas do Pronatec, para cursos gratuitos de diferentes áreas. Técnico em estradas é apenas uma das tantas possibilidades de formação.

www.pronatec.pro.br

O curso gratuito de técnico em estradas não seria possível se não fosse pela parceria que o Pronatec estabelece com instituições públicas e privadas. A mecânica desse convênio é bem simples: o programa fornece verba aos seus parceiros, que dessa forma conseguem organizar as turmas e oferecer aos alunos os recursos necessários para a aprendizagem, como professores capacitados, infraestrutura moderna, materiais didáticos e até mesmo uniforme.

Sobre o curso de Técnico em Estradas

O curso de técnico em estradas tem uma carga horária de 1200 horas e pertence ao eixo tecnológico de Infraestrutura. Ao longo da formação, o aluno adquire conhecimentos para atuar no planejamento de estradas, bem como na execução dos projetos. Em outras palavras, a habilitação apresenta os principais conceitos e técnicas para construir pontes, viadutos e bueiros.

Ao longo da formação, os estudantes aprendem a fiscalizar as obras das vias terrestres, bem como a cuidar da manutenção e utilizar equipamentos de engenharia. Outras atividades podem ser ensinadas ao longo do curso, como o trabalho de supervisão em canteiros de obra, a elaboração de levantamento topográfico e a demarcação de terrenos.

O conteúdo programático do curso aborda diferentes temas importantes, como o planejamento e a manutenção de vias terrestres, solos e materiais de construção, interpretação de projetos, máquinas e equipamentos e topografia. Além das aulas teóricas, os alunos www.pronatec.pro.brtambém desenvolvem atividades no laboratório de informática, na sala de desenho, entre outros ambientes educacionais de incentivo à prática.

O técnico em estradas encontra um mercado de trabalho bem interessante para atuar. Ele pode encontrar emprego em empresas de construção, órgãos de fiscalização e laboratórios de controle tecnológico. A média salarial do cargo é de R$ 2.747,22.

Onde fazer Curso Técnico em Estradas

O Pronatec 2015 oferece o curso de técnico em estradas por meio do convênio firmado com institutos federais e universidades particulares. A UNIDERP (Campo Grande/MS) e a Anhanguera (Niterói/RJ), por exemplo, são importantes parceiros.

Inscrições para curso de Técnico em Estradas

As oportunidades para a habilitação técnica em estradas e outros cursos técnicos do Pronatec são distribuídas através do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Para fazer a inscrição Sisutec 2015 na plataforma, é preciso terwww.pronatec.pro.br concluído o Ensino Médio e participado da edição mais recente do Enem.

As inscrições para o Sisutec 2015 permanecerão abertas entre os dias 29 de junho e 3 de julho. Para se inscrever, basta acessar o site oficial, preencher um cadastro online e escolher duas opções de cursos, por ordem de preferência.

No dia 7 de julho, acontecerá a publicação da primeira chamada, com período de matrícula de 8 a 10 de julho. A segunda lista de classificados será divulgada em 14 de julho, com prazo de 15 a 17 do mesmo mês para realizar a matrícula.

De 20 de julho a 02 de agosto, os brasileiros que não participaram do Enem 2014 poderão se inscrever para as vagas remanescentes do Sisutec.

 

Leia Também