Técnico em Eletrônica

Técnico em Eletrônica – Curso, Vagas e Inscrições

O curso de Técnico em Eletrônica representa uma ótima oportunidade para quem está querendo se qualificar e garantir uma oportunidade no mercado de trabalho. A formação é extremamente valorizada no mercado de trabalho, garante um bom salário e tem alta empregabilidade.

A habilitação técnica na área de eletrônica é apenas uma das tantas possibilidades oferecidas pelo Pronatec. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, criado pelo Governo Federal, oferece vagas gratuitas em todo o país, graças à parceria estabelecida com instituições de ensino.

www.pronatec.pro.br

O mercado de trabalho tem apresentado uma carência de mão-de-obra qualificada, ou seja, faltam profissionais competentes para ocupar os cargos nas empresas. Pensando na geração de empregos e no desenvolvimento do país, o Governo resolveu apostar no Pronatec, uma iniciativa que tem contribuído com a profissionalização de milhares de brasileiros de baixa-renda. Nos primeiros quatro anos de execução, foram 8 milhões de oportunidades educacionais concedidas gratuitamente.

Sobre o curso de Técnico em Eletrônica

O curso de técnico em eletrônica do Pronatec é disponibilizado através da bolsa-formação, um benefício que ajuda principalmente as pessoas que concluíram o ensino médio na rede pública. A carga horária é de 1.200 horas e o conteúdo conta com a aprovado do MEC.

www.pronatec.pro.brO Pronatec, por meio do seu curso de técnico em eletrônica, tem a intenção de formar profissionais competentes para participar do desenvolvimento de projetos de equipamentos e sistemas eletrônicos. A formação também apresenta os conhecimentos necessários para realizar serviços de manutenção, instalação e controle de qualidade.

Ao longo do curso de eletrônica, o aluno não fica limitado à teoria em sala de aula. Ele tem a chance de aplicar os conhecimentos adquiridos nos laboratórios específicos da área. O conteúdo programático aborda diferentes assuntos, como Eletricidade, Eletrônica, Microprocessadores, Medidas e testes, equipamentos eletrônicos, Fundamentos de Automação e Sistemas Digitais.

O mercado de trabalho tem se revelado bem promissor para o técnico em eletrônica. É possível encontrar oportunidades de trabalho em indústrias de diferentes segmentos, concessionárias, laboratórios de controle de qualidade e empresas de informática, produtos eletrônicos ou telecomunicações. A média salarial nacional é de R$ 1.891,79.

Onde fazer Curso Técnico em Eletrônica

O Pronatec 2015 só consegue oferecer as suas oportunidades de cursos gratuitos graças à parceria que estabelece com instituições públicas e privadas. No caso da habilitação técnica em eletrônica, as vagas são disponibilizadas pela UNIP, UNICID, Cruzeiro do Sul, SENAI, UNIDERP, Anhanguera, Marinha, Aeronáutica, entre outros parceiros.

Inscrições Curso de Técnico em Eletrônica

Depois de um longo atraso para o repasse de verba, o Ministério da Educação finalmente pagou parte da dívida com as instituições parceiras do Pronatec. Com isso, um novo cronograma foi publicado para orientar a abertura de novas turmas.www.pronatec.pro.br

As vagas para o curso gratuito de eletrônica serão distribuídas por meio do Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica). Esse sistema informatizado, que funciona da mesma forma que o SISU, distribui as oportunidades abertas pelas instituições parceiras, de acordo com a nota no Enem 2014.

O período para fazer a inscrição no Sisutec 2015 se estende de 22 a 26 de junho de 2015. No dia 30 de junho, o sistema vai liberar o resultado da primeira chamada, que será processado de forma eletrônica. Em seguida, os candidatos aprovados terão o prazo de 1 a 3 de julho para realizar a matrícula.

No dia 7 de julho, o Sisutec vai disponibilizar a segunda chamada do processo seletivo. Os candidatos aprovados nessa etapa poderão efetuar a matrícula nos dias 8, 9 e 10 de julho.

Quem não participou do Enem 2014 terá uma oportunidade, assim que o período de inscrições para as vagas remanescentes for aberto. O prazo para manifestar interesse é de 13 a 26 de julho de 2015.

 

Leia Também