Técnico em Design de Interiores

Técnico em Design de Interiores – Curso, Vagas e Inscrições

Você gosta de decoração? De planejar a estética de cada ambiente da casa de forma bonita e funcional? Se a resposta for “sim”, então você vai gostar muito do curso de técnico em design de interiores, oferecido pelo Pronatec.

www.pronatec.pro.br

Para quem não sabe, o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) é uma iniciativa do Governo Federal que existe desde 2011, com o propósito de democratizar a educação profissional e aumentar o número de brasileiros preparados para o mercado de trabalho. O Pronatec trabalha não só com cursos técnicos, mas também com cursos de curta duração, classificados como FIC (Formação Inicial e Continuada).

As vagas Pronatec para o curso de técnico em design de interiores são concedidas graças à parceria estabelecida com instituições públicas e privadas de ensino. Funciona assim: o Pronatec repassa verba para os seus parceiros, que, por sua vez, cuidam da montagem de novas turmas e fornecem os recursos necessários para a aprendizagem, como infraestrutura, material e professores.

O programa do governo não oferece apenas oportunidades para a habilitação técnica em design de interiores, mas também de muitas outras carreiras. São mais de 200 títulos disponíveis no catálogo do Pronatec, sendo todos aprovados pelo Ministério da Educação.

Sobre o curso de Técnico em Design de Interiores

O curso de técnico em design de interiores tem uma carga horária média de 800 horas e pertence ao eixo tecnológico de Produção Cultural e Design. No decorrer de sua formação, o aluno aprende a desenvolver e executar projetos de interiores, considerando não só www.pronatec.pro.bras necessidades de uma casa, mas também de espaços comerciais, exposições e vitrines.

A habilitação técnica em design de interiores envolve o desenvolvimento de esboços e representações gráficas, conforme as normas técnicas que norteiam a área. Em geral, o profissional de nível técnico deixa o curso do Pronatec pronto para planejar e organizar os espaços, considerando os elementos básicos de cada projeto. Ele também tem condições de manusear softwares bidimensionais e tridimensionais.

O conteúdo programático do curso é bem abrangente, abordando assuntos como História da Arte e do Design, Composição Visual, Leitura de Planta, Interpretação de Projetos e Técnicas de Representação. Além das aulas teóricas, os alunos também contam com laboratórios de informática, bibliotecas e salas de desenho.

O técnico em Design de Interiores conta com um mercado de trabalho bem abrangente para atuar. Ele pode encontrar emprego em construtoras, imobiliárias, escritórios de arquitetura, lojas de móveis e escritórios de design. O salário depende muito da empresa contratante, podendo chegar a 2 mil reais no início da carreira.

Onde fazer Curso Técnico em design de interiores

O Pronatec oferece o curso de técnico em design interiores através da parceria firmada com escolas técnicas estaduais e algumas universidades particulares, como UNIDERP (Campo Grande), UNIC (Cuiabá) e Anhanguera (Niterói e São Bernardo do Campo).

Inscrições para curso de Técnico em Design de Interiores

Embora o Ministério da Educação tenha realizado cortes no orçamento do Pronatec 2015, o programa ainda assim oferecerá vagas para cursos técnicos gratuitos em 2015. As oportunidades educacionais serão distribuídas através do Sisutec (Sistema de Seleção Unificada
da Educação Profissional e Tecnológica), uma plataforma que reúne vagas não só de técnico em design de interiores, mas também das demais habilitações técnicas.

O prazo de inscrição Sisutec 2015 se estenderá de 29 de junho a 3 de julho. Durante esse período, os interessados deverão acessar o site oficial e preencher um cadastro. O acesso é limitado às pessoas que participaram da edição mais recente do Enem.

A primeira lista de chamada será divulgada no dia 7 de julho, com período de matrícula de 8 a 10 de julho. A publicação da segunda lista está prevista para 14 de julho, sendo que nesse caso os convocados terão o prazo de 15 a 17 do mesmo mês para se matricular.

Quem não fez o Enem 2014 não precisa perder as esperanças, afinal, o Sisutec vai preencher as vagas remanescentes sem considerar a participação no exame como requisito obrigatório. Nesse caso, o prazo para se inscrever se estende de 20 de julho a 2 de agosto.

 

Leia Também