Técnico em Calçados

Técnico em Calçados – Curso, Vagas e Inscrições

O curso de técnico em calçados é uma das tantas opções oferecidas pelo Pronatec 2015 para melhorar a qualificação dos brasileiros. As pessoas que se formam nessa área encontram emprego com facilidade, principalmente nas indústrias calçadistas.

www.pronatec.pro.br

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) é uma aposta do Governo Federal para aumentar o número de trabalhadores matriculados em cursos de educação profissional. A iniciativa existe desde 2011 e só consegue oferecer as vagas gratuitas graças à parceria firmada com instituições públicas e privadas.

No caso da habilitação técnica em calçados, os alunos adquirem conhecimentos para desenvolver atividades práticas nessa área. Eles não precisam pagar mensalidades para frequentar o curso e tampouco possuem gastos com uniforme e material didático. Em resumo, a formação é totalmente gratuita e valorizada no mercado de trabalho.

Sobre o curso de Técnico em Calçados

O curso de técnico em calçados tem uma carga horária de 1.200 horas e pertence ao eixo tecnológico de Produção Industrial. Quem participa das aulas aprende a realizar todas as operações relacionadas à fabricação de calçados, como corte, preparação, costura, montagem e acabamento das peças.

Esse curso do Pronatec tem uma preocupação em formar profissionais habilidosos e cientes das principais tecnologias da área. A cada nova aula, os alunos adquirem conhecimentos para modelar as peças, programar as máquinas, avaliar os tipos de materiais e auxiliar o planejamento da produção de calçados como um todo.

A programação do curso de técnico em calçados aborda diferentes assuntos, como as etapas da fabricação, desenho técnico, materiais, processos produtivos, custos e comercialização. Os alunos desfrutam de moderna infraestrutura para as aulas, composta por laboratórios de desenho, oficinas de modelagem, laboratórios de ensaios e materiais, entre outros espaços.

O técnico em calçados está conquistando cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Ele pode encontrar oportunidade de emprego em indústrias calçadistas ou mesmo em empresas de assistência técnica de produtos para fábricas de calçados. A remuneração varia conforme a empresa contratante.

Onde fazer Curso Técnico em Calçados

O curso gratuito de técnico em calçados é oferecido por algumas escolas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Nesse ano, a unidade de Nova Serrana, em Minas Gerais, está com uma oferta de 36 vagas. As aulas terão início no mês de agosto, no período da noite.

Inscrições para Curso Técnico em Calçados

Quem tem interesse em garantir uma vaga para o curso de técnico em calçados deve ficar de olho no cronograma do Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica). A plataforma do MEC já começou a receber inscrições de todo o país.

O prazo para se inscrever no Sisutec 1º semestre 2015 se estende de 29 a 3 de julho. Para disputar uma oportunidade, basta acessar o site e fazer o login, com o número de inscrição do Enem 2014 e a senha. Vale lembrar que, nesse primeiro momento, só podem participar do processo seletivo as pessoas que prestaram a edição mais recente do exame.

No dia 7 de julho, o Sisutec 2015 vai publicar a sua primeira lista de chamada. Os candidatos convocados terão os dias 8, 9 e 10 de julho para fazer a matrícula na IES correspondente. Uma segunda chamada será divulgada no dia 14 do mesmo mês, com prazo de matrícula de 15 a 17 de julho.

Entre os dias 20 de julho e 2 de agosto estarão abertas as inscrições para as vagas remanescentes. Essa etapa, por sua vez, está disponível para todos os brasileiros e não apenas para aqueles que prestaram o Enem 2014.

 

Leia Também