Técnico em Biotecnologia

Técnico em Biotecnologia – Curso, Vagas e Inscrições

Uma área nova, que tem despertado o interesse de muitos brasileiros é a biotecnologia. Diante da necessidade de profissionais capacitados para atuar nesse segmento, o Pronatec Cursos resolveu estabelecer parceria com instituições de ensino para oferecer, gratuitamente, através do Pronatec Vagas, o curso de técnico em biotecnologia. Essa formação tem alta empregabilidade, garante bons salários e abre muitas portas no mercado de trabalho.

Para quem não sabe, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é uma iniciativa que existe desde 2011, com o propósito de democratizar a educação profissional e tecnológica. A iniciativa faz parte do governo de Dilma Rousseff e já contribuiu com a carreira de milhares de brasileiros.

www.pronatec.pro.br

O curso de biotecnologia é apenas uma das mais de 200 opções de habilitação técnica do programa. Para garantir a bolsa-formação e não precisar pagar mensalidades, o brasileiro deve ter concluído o Ensino Médio (preferencialmente na rede pública) e ter participado da edição mais recente do Enem.

Sobre o curso de Técnico em biotecnologia

O curso gratuito de técnico em biotecnologia tem uma carga horária média de 1200 horas e duração de dois anos. Ao longo da formação, os alunos aprendem a executar diferentes atividades laboratoriais e industriais, visando o controle de qualidade, a produção de vacinas ou mesmo de perícia criminal. Cada profissional técnico conclui o curso tendo condições de operar equipamentos modernos e implementar novas tecnologias, relacionadas aos conhecimentos biomédicos e químicos.

www.pronatec.pro.brA formação do técnico em biotecnologia abrange diferentes disciplinas, como é o caso de biologia celular e molecular, bioquímica, biossegurança, matemática aplicada, informática, processos biotecnológicos, química analítica, entre outras. As aulas combinam teoria e prática de forma bem produtiva, contando assim com laboratórios de alta tecnologia.

Após concluir o curso do Pronatec, o técnico em biotecnologia se depara com um mercado em ascensão para trabalhar. Ele pode encontrar emprego em usinas produtoras de álcool e açúcar, instituições de pesquisa, cervejaria, laboratórios de controle de qualidade e matrizes energéticas. O salário varia conforme o cargo, indo de R$ 1.850,00 a R$ 4.888,00.

Onde fazer Curso Técnico em Biotecnologia

O Pronatec não poderia oferecer o curso técnico em biotecnologia se não fosse pela parceria firmada com instituições públicas e privadas de ensino. Essa habilitação técnica está disponível no Senai, nas escolas técnicas estaduais, nos institutos federais, na UNIMEUNIDERP e UNOPAR.

Inscrições Curso de Técnico em biotecnologia

Quem deseja se inscrever no processo seletivo para o curso de biotecnologia deve acessar o site do Sisutec. O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica distribui as vagas para esse e outros cursos do Pronatec 2015 de acordo com o desempenho na edição mais recente do Enem.

Para participar do Sisutec é muito simples, basta acessar o site oficial dentro do período de inscrição, usar os dados de acesso do Enem para entrar no sistema e escolher duas opções de cursos técnicos. Feito isso, é importante ficar atento à publicação das listas de chamada para fazer a matrícula no tempo certo e não perder a vaga.www.pronatec.pro.br

De acordo com o cronograma oficial do Sisutec, que passou por uma atualização recentemente, as inscrições poderão ser realizadas entre os dias 29 de junho e 03 de julho. Os candidatos selecionados pelo sistema (o resultado será publicado no dia 7 de julho) terão os dias 8, 9 e 10 para realizar a matrícula.

A 2ª chamada do Sisutec tem divulgação prevista para o dia 14 de julho. Os candidatos classificados poderão se matricular entre os dias 15, 16 e 17 do mesmo mês.

As oportunidades do Pronatec não param por aí, afinal, entre os dias 20 de julho e 02 de agosto serão abertas as inscrições para as vagas remanescentes. Para participar desse processo seletivo, o Enem não é um critério obrigatório.

 

Leia Também