Técnico em Análises Clínicas

Análises Clínicas – Curso, Vagas e Inscrições

Você quer se tornar um técnico em análises clínicas? Então conte com as oportunidades oferecidas pelo Pronatec. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego oferece vagas gratuitas para essa habilitação técnica e muitas outras.

O Pronatec é uma iniciativa do Governo Federal que existe desde 2011. A missão do programa consiste, basicamente, em aumentar o número de brasileiros matriculados na educação profissional. As oportunidades são oferecidas gratuitamente para cursos técnicos e cursos de formação inicial e continuada.

www.pronatec.pro.br

Funcionando igual a uma bolsa de estudos, o Pronatec dispensa o pagamento de mensalidades nos cursos técnicos. O bolsista integral estuda na rede privada com custo zero e adquire um diploma reconhecido no mercado de trabalho.

Sobre o curso de Análises Clínicas

O curso de técnico em Análises Clínicas é uma habilitação profissional que pertence ao eixo tecnológico de saúde. Os alunos desenvolvem competências essenciais para desempenhar atividades práticas no setor produtivo, atuando de forma flexível e pragmática.

A formação do técnico em análises clínicas combina aulas teóricas e práticas para compor a carga horária de 1200 horas. Ao longo do curso, os alunos aprendem como realizar as atividades padronizadas de laboratório e também descobrem como utilizar os aparatos tecnológicos. Os estudos são focados na formação de um profissional completo, capaz de lidar com as novas tecnologias biomédicas e integrar as equipes multiplicinares de saúde.

www.pronatec.pro.br

Os técnicos em análises clínicas, formados pelo Pronatec, adquirem os conhecimentos necessários para atuar em laboratórios, analisando as amostras biológicas. As atividades envolvem conhecimentos sobre microbiologia, morfologia, hematologia, química e física de fluido. A média salarial é de R$ 2.382,50, mas pode variar de acordo com a região do país.

O mercado de trabalho tem se revelado bem promissor para o técnico de análises clínicas. Esse profissional tem condições de encontrar emprego em hospitais, clínicas, postos de saúde, laboratórios de diagnósticos, laboratórios de pesquisa e laboratórios de controle de qualidade em saúde.

Onde fazer Curso de Análises Clínicas

As vagas para o curso técnico de análises clínicas só são oferecidas graças à parceria que o Pronatec estabelece com universidades privadas. Dessa forma, o MEC repassa a verba que recebe do governo para que as instituições montem as turmas gratuitas. Entre as IES ofertantes, estão: UNIP, Escola Técnica Albert Einstein, UNIRONDON, UNIC, Unopar, Anhanguera e UNIASSELVI.

www.pronatec.pro.br

As instituições parceiras do Pronatec dispõem de moderna infraestrutura para oferecer o curso técnico gratuito de análises clínicas. Os alunos podem usufruir de bibliotecas, laboratórios de bioquímica, laboratórios de informática com programas específicos e laboratórios de microbiologia. O corpo docente e a didática se destacam assim como as instalações universitárias.

Inscrições Curso de Análises Clínicas

Se você quer se tornar um aluno do curso de Análises Clínicas, saiba que o processo é bem simples. O Pronatec 2015 distribui vagas através do Sisutec, um sistema desenvolvido pelo MEC com o objetivo de unificar as inscrições e facilitar a distribuição das oportunidades educacionais.

O curso de análises clínicas é apenas uma das tantas opções disponibilizadas através do Sisutec. Nesse ano de 2015, as inscrições Sisutec serão realizadas de 5 a 8 de maio. Para participar do processo seletivo, os candidatos precisam ter participado do Enem 2014. É com base na nota obtida no exame que o sistema gera uma classificação de candidatos por curso.

As inscrições poderão ser realizadas através do site. Neste mesmo ambiente virtual, será possível consultar a primeira lista de convocados, que será disponibilizada no dia 13 de maio. A publicação da segunda chamada acontecerá no dia 22 de maio.

O Sisutec também realizará a distribuição das suas vagas remanescentes, no período que vai de 2 a 16 de junho. Nesse caso, os interessados não precisam ter feito o Enem para disputar as vagas.