Tarifa Social e outros Benefícios são liberados em Setembro: Famílias já podem solicitar os recursos através de Cadastro

Atualizado Hoje!

Entenda como funciona a Tarifa Social de Energia: entenda quem pode fazer a solicitação deste e outros benefícios

Muitas pessoas estão sentindo no bolso os recentes aumentos no valor do gás e de muitos alimentos e artigos importantes. Entre os aumentos, a taxa de luz elétrica subiu bastante, por isso a Tarifa Social de Energia e outros benefícios podem ser importantes neste fim de ano. 

Saiba quem pode fazer a inscrição neste tipo de auxílio e entenda como funciona. Os cadastros acontecem de forma regional, por isso fique atento para saber como ganhar descontos na conta de luz. 

Tarifa Social e outros Benefícios são liberados em Setembro Famílias já podem solicitar os recursos através de Cadastro
Tarifa Social e outros Benefícios são liberados em Setembro. Famílias já podem solicitar os recursos através de Cadastro. / Imagem: Divulgação.

Como funciona Tarifa Social de Energia Elétrica

A conta de luz de milhões de brasileiros está nas alturas. Por isso muitos estão querendo saber: como funciona a Tarifa Social de Energia Elétrica?

Atualmente, os responsáveis por fazer o cadastro desse tipo de desconto na conta de luz são as próprias concessionárias locais. Ou seja, geralmente os usuários precisam se cadastrar na tarifa social de energia. 

Mas um projeto foi aprovado no fim de agosto pela Câmara dos Deputados e agora está nas mãos do presidente Jair Bolsonaro. O texto prevê a inclusão automática de beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica. 

Cadastrar Tarifa Social de Energia Elétrica

O que esse novo projeto está querendo é facilitar o acesso de milhões de brasileiros para esse tipo de desconto. Hoje em dia é necessário se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica; caso seja sancionado pelo presidente, o projeto muda todo esse cenário. 

E quem vai ter a inclusão automática na tarifa social de energia? Todos os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Ou seja, se você ainda não está cadastrado (e é de família de baixa renda), precisa se cadastrar agora. 

Como fazer atualização no CadÚnico

Desconto Tarifa Social de Energia 2021

E como funciona o desconto pela Tarifa Social de Energia Elétrica em 2021? Os valores variam sempre de acordo com os gastos de cada família/pessoa. 

Os descontos da tarifa social podem chegar a 65% da conta de luz, sempre dependendo da faixa de consumo. Por isso muitas pessoas estão ficando aliviadas depois de fazer o cadastro. 

O desconto para quem consome:

  • Até 30 kilowatts-hora (kWh) é de 65% do valor total;
  • Entre 31 kWh/mês e 100 kWh/mês recebem desconto de 40% na conta;
  • Entre 101 kWh/mês e 220 kWh/mês, o desconto concedido é de 10%.

Como se cadastrar na Tarifa Social de Energia

Agora a principal pergunta é: como se cadastrar na Tarifa Social de Energia? Enquanto o texto da inclusão automática aguarda sanção do presidente Bolsonaro, existem outras formas de fazer parte dos descontos.

O passo a passo de como fazer o cadastro na Tarifa Social de Energia é o seguinte:

  1. Primeiro, procure o site oficial da sua empresa distribuidora de energia regional; 
  2. Por exemplo: quem mora em Minas Gerais, pode procurar no Google a palavra-chave Cemig + Tarifa Social
  3. Você vai encontrar o site com as informações sobre a tarifa social na sua região (no caso da Cemig: https://www.cemig.com.br/atendimento/cemig-explica-beneficio-da-tarifa-social-na-conta-de-energia/); 
  4. Leia todos os detalhes e saiba como funciona. Em Minas Gerais a inclusão é automática; em outras regiões é necessário fazer o cadastro para Tarifa Social de Energia no site. 

Como ter cadastro automático Tarifa Social de Energia e outros benefícios

Se você já fez a solicitação na empresa da sua região ou se a concessionária local não está fazendo esse serviço, como ter o cadastro automático na Tarifa Social de Energia

Tudo depende neste momento do presidente Bolsonaro. O projeto para inclusão automática está na mesa dele, aguardando sanção. O Senado e a Câmara já aprovaram o benefício. 

Depois de sancionado, todos os inscritos no Cadastro Único vão receber automaticamente esses descontos. Por isso, para ter cadastro automático na tarifa social de energia você precisa ter o CadÚnico atualizado (Como saber se estou no CadÚnico?). 

Se você ainda não sabe como funciona o processo de inscrição, saiba como se inscrever no Cadastro Único em 2021

 

Leia Também