- Publicidade -

Tarifa Social 2022: Mais de 10 milhões vão receber desconto na conta de luz – Veja quem tem direito

Confira como vai funcionar o programa que garante descontos na tarifa de energia nos próximos semestres! 

0

O ano de 2021 foi muito complicado para milhões de pessoas em todas as regiões do país. Crises hídricas e outros problemas também acabaram acarretando no aumento da taxa de energia e de outras contas básicas. Por isso a Tarifa Social 2022 vai ser muito importante para muitas famílias. 

- Publicidade -

Confira a seguir como vai funcionar esse programa que deve alcançar brasileiros e brasileiras de todas as regiões do país. Saiba quem poderá receber os pagamentos.

Tarifa Social 2022: Mais de 10 milhões vão receber desconto na conta de luz - Veja quem tem direito
Tarifa Social 2022: Mais de 10 milhões vão receber desconto na conta de luz – Veja quem tem direito /Imagem: Agência Brasil – Marcello Casal Jr

Tarifa Social de Energia Elétrica 2022

Muitas pessoas estão sem saber se o programa Tarifa Social de Energia Elétrica vai continuar em 2022. E a boa notícia é que essa ação não só vai continuar, como vai aumentar o número de inscritos. 

- Publicidade -

O presidente Jair Bolsonaro assinou em novembro um termo que poderá garantir a tarifa com desconto para mais de 11 milhões de pessoas. A ação visa facilitar a inclusão dessas pessoas no programa. 

O termo traz uma novidade: o compartilhamento de dados do Cadastro Único (CadÚnico) com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e com distribuidoras de energia. Com isso, a inclusão na Tarifa Social de Energia 2022 pode acontecer automaticamente, sem necessidade de cadastro. 

Como vai funcionar Tarifa Social 2022

Como já vinha acontecendo em alguns estados, a ideia é que a Tarifa Social dê um desconto na conta de energia elétrica de até 65% no valor total. 

- Publicidade -

Outra grande novidade é a inclusão automática na Tarifa Social 2022. Pessoas que possuem o CadÚnico, idosos com mais de 65 anos e pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) poderão ser incluídos automaticamente – sem precisar de pedido ou cadastro. 

A ideia é que a população mais carente e com dificuldade de acesso consiga esses descontos com mais facilidade. 

Quem tem direito Tarifa Social em 2022

Como muitas famílias acabaram de fazer a inscrição no Cadastro Único, uma das principais dúvidas é: quem vai receber o desconto da Tarifa Social em 2022?

- Publicidade -

Existem alguns pré-requisitos sobre quem tem direito ao benefício. São eles: 

  • Apenas pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que possuem renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo;
  • Famílias inscritas no CadÚnico com renda mensal de até três salários mínimos: nesse caso, famílias que contam com portador de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual ou múltipla) com tratamento que exige procedimento com aparelhos que demandem o uso de energia elétrica; 
  • Idosos com 65 anos ou mais e/ou pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). 

Veja também: Tarifa Social E Outros Benefícios São Liberados Em Setembro: Famílias Já Podem Solicitar Os Recursos Através De Cadastro

Descontos Tarifa Social 2022

- Publicidade -

Finalmente, é importante lembrar que os descontos na energia pela Tarifa Social 2022 não são iguais para todos. Os valores dependem diretamente dos gastos mensais de energia elétrica. 

A tabela de descontos na tarifa de energia em 2022 deve se manter assim:

  • Famílias que consomem até 30 quilowatts-hora –  65% de desconto; 
  • Famílias que consomem de 31 a 100 kWh/mês –  40% de desconto
  • 101 kWh a 220 kWh – 10% desconto;
  • Acima de 220 kWh/mês não recebem descontos significativos. 

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais